segunda-feira, 6 de julho de 2009

O cerume, a matéria prima das Jandaíras

(Jandaíras coletando cera após a coleta de mel, a cera foi deixada para elas)
Existe um produto que é fundamental para a vida das abelhas, sem ele as Jandaíras ficam de "mãos" amarradas para o desenvolvimento de suas atividades laborativas, é a cera.
Na verdade não devemos chamar de cera, a cera que nós vulgamente chamamos, na verdade é o cerume, o cerume é uma mistura de resina coletada das plantas com a cera que as abelhas secretam de seus abdomem, a cera das Jandaíras, assim como nas demais abelhas é produzido em finas escamas que são misturadas as resinas coletadas na natureza a para a formação do cerume.
O cerume tem a consistência de uma massa de modelar infantil, é um pouquinho mais dura e serve de material de construção para tudo que é produzido pelas Jandaíras, é de cerume que é feito os potes de pólen, mel, os dicos de cria, o envólucro em algumas espécies e até mesmo o túnel de entrada.
No interior do Nordeste se usa a cerume de Jandaíra para calafetar cilos de armazenagem de feijão, milho, arroz e muitos outros legumes. É também popularmente conhecido como uma espécie de espanta o mau olhado, as mães colocam um pequeno pedacinho de cerume na cabeça de seus filhos na esperança de espantar o "olho gordo".
Tirando as fantasias a parte, o cerume é muito caro para as abelhas, segundo pesquisadores renomados, as Jandaíras gastam o equivalente o 5 kg de mel para produzirem 1kg de cerume. Dessa maneira é sempre importante não retirar o cerume das abelhas durante a extração do mel, no máximo retirar uns poucos potes para divisões em colónias fortes, pois estas podem recuperar o material perdido.
Sábia é a mãe natureza, que até nisso pensou, deu as abelhas o poder de construírem seu próprio cimento, seu próprio tijolo. Depois dizem que o homem é que é o bicho inteligente.
att,
Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, e obrigado pelo material.

    Marcelo Della Flora

    ResponderExcluir

Comentário aqui: