segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que as abelhas fazem à noite?

Alguém já se perguntou o que as abelhas fazem à noite???

Dormem, é lógico!!!!

Bem, não é bem assim não...

A minha paixão (ou seria loucura, rssss) pelas Jandaíras chegou a um nível de curiosidade tão interessante que as vezes não sei onde termina o amor e começa a obsessão. Não sastisfeito em conhecer o simples manejo dessas dóceis abelhas do sertão, passei a observá-las na sua intimidade.

Como a rainha coloca um ovo e quantos ela coloca por dia? Como nasce uma abelha e o que ela faz nos primeiros momentos? Como é produzido o mel e seus derivados? Como as abelhas abortam as células indesejadas? Como uma princesa virgem se comporta para ser aceita pela elite? Como acontece a fecundação de uma princesa? Quantos machos fecundam? E a pior pergunta que sempre me consumiu, o que as abelhas fazem à noite, dormem?

Enfim, pra responder essas perguntas só tinha dois jeitos, ou perguntando a quem sabia, coisa que nunca consegui, ou eu mesmo literalmente olhando as caixas pra descobrir.

(observação e estudo noturno de enxame de abelhas Jandaíra)

Dessa maneira eu passei a observar as abelhas à noite usando uma câmera, uma lanterna, o meu computador e muuuuuito café. A técnica era simples, bastava retirar a tampa de madeira da parte superior e no seu lugar colocar uma de vidro transparente de uma caixa matriz forte, que tinha ninho em cima e potes de mel embaixo e ter coragem de ficar até altas horas pra acompanhar, analisar, anotar e assim aprender o que as abelhas tinham pra me ensinar.

Do começo desses estudo até a madrugada dos dias de hoje já se foram longos 2 anos de muitas horas de sono perdidas (pra mim ganhas) para conhecer a fundo toda a estrutura biológica e comportamental dessas maravilhosas abelhas.

O que descobri me fez ainda mais gostar desses insetos que só me fazem bem. Descobri além de outras coisas que a Jandaíra tem taxa de postura de acordo com épocas do ano distintas. Tem um ritual de postura próprio das abelhas sem ferrão, onde a rainha muitas vezes demora horas pra colocar um mísero ovo para logo em seguida ser saboreado por alguma abelha rival, faz isso só para castrar quimicamente suas adversárias, bem como para reforçar os laços de filiação.

As vezes eu servia alimento à noite pelo buraco da tela de vidro só pra ver a reação. Foi aí que descobri como funciona o alarme de alimento, bem como o alarme de defesa, coisas bem diferentes. Por dias gravei os sons desses alarmes e ficava a escutar repetitivamente para reconhecer um padrão que hoje pra mim é natural.

Ou seja, fiz de tudo só para aprender a conhecer melhor minhas abelhas, tirei foto, contei, registrei, anotei, apenas como exemplo abaixo segue dois vídeos de postura com ovo alimentar de jandaíra.

http://www.youtube.com/watch?v=JBfGzbD4Mio

http://www.youtube.com/watch?v=n7su5C6ng8c


Descobri onde e como as abelhas fazem o mel, a cera e o cerume. Descobri como as abelhas dormem. Ops, abelha dorme??? Dormem e de uma maneira bem interessante. A noite é uma hora muito ativa no enxame.

Algumas poucas dormem, mas dormem de uma forma inquieta, ficam paralisadas mas é possível vê a todo o momento suas antenas se mexendo. Como diz o meu Prezado Mestre e Prof. Cappas, parecem até sonhar, rsss...

att,
Mossoró-RN, 22 de fevereiro de 2010,
às 00:05h, durante mais uma observação noturna de Jandaíras.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. Olá amigo, tudo bom? Olha, já tive muita curiosidade em saber como as abelhas se comportavam à noite, mas hoje não. Até porque o seu vídeo já nos mostra um pouco sobre essa atividade noturna, que deve ser intensa, pois à noite toda a população da colônia se encontra no ninho.´Parabéns. Muito legal o vídeo. Um abraço. Fco. Mello

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom!!!!

    tu se ocupa com isso e acaba nos instigando a fazer isso tb, rssrss

    mas é isso, maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu tenho mais uma pergunta e ela tá me deixando doida!

    "Porque algumas abelhas vagam a noite?" elas se perderam?

    mAs, não é só por isso, é que já faz algum tempo que abelhas invadem minha casa(apartamento!) e não é dia e sim lá pras 10h 11h da noite!

    Se me dissessem isso eu não acreditaria. Me dê uma explicação disso, POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  4. Olá b.Anne,

    Algumas abelhas chegam atrasadas no ninho e acabam dormindo fora da colônia. Como as abelhas se orientam pela luz, essas que ficam foram acabam sendo atraídas por alguma luminária que fique acessa durante a noite.

    Outra coisa, as abelhas saem pra trabalhar muito cedo, algumas espécies saem quase que no escuro para polinizar as flores que praticamente madrugam na abertura de seus estames.

    Nessas horas algumas luminárias podem ainda está acessas causando nas abelhas desorientação e atração pra dentro de sua casa.

    Pra acabar com seu problema evite deixar luzes ligadas durante a madrugada.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: