A Jandaíra






A Abelha Jandaíra (melipona subnitida duke) é uma inseto social (pertencente a família dos meliponíneo) típico da caatinga brasileira. É encontrada naturalmente nos Estados do CE, RN e PB e PE, tendo a cidade de Mossoró o maior número de meliponicultores dessa espécie.

 Nidifica naturalmente em ocos de árvores nativas da região da caatinga, sendo encontrada principalmente em Imburanas (Commiphora leptophloes - Burseracea  e pela Catingueira (Caesalpinia microphiylla - Leguminosae).


É uma abelha que não possui ferrão (presença de ferrão atrofiado), dócil e que pode ser criada racionalmente próximo a residências sem nenhum tipo de problema. Seu mel é muito saboroso, raro e bastante apreciado pela população pois possui comprovadas propriedades medicinais. 

Sua criação é uma atividade nobre, economicamente viável e sustentável. Devido a impossibilidade de ferroarem, sua criação se dá sem a necessidade de grande estruturas ou mesmo roupas de proteção, sendo ainda muito encontrada nas zonas rurais em beirais de casas. 


Criar as Abelhas Jandaíras é contribuir para preservação da caatinga, é uma atividade prazerosa que nos deixa em contato diretamente com o criador por tudo de bom que ela pode nos proporcionar. Recomendo como passatempo para pequenos ou mesmo como fonte de renda para aqueles que queiram investir em uma atividade extremamente fácil, sem necessidade de muito tempo e com retorno financeiro garantido.