quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Divisão recente, sinais de problemas...


Olhem essa foto acima, aparentemente é um enxame récem criado, ainda sem rainha, mas já com princesas em fase de desenvolvimento, com túnel de entrada já bem desenvolvido, com alguns potes de mel construídos e lacrados, discos de cria nascentes todos já bem colados e com muitas abelhas trabalhando, ou seja, parece que tudo vai se desenvolvendo muuuuuuito bem.

Na verdade, só parece. Se olharmos com bastante atenção vamos observar sinais muito claros de problemas que vem acontecendo com o enxame criado e que se não forem resolvidos podem provocar a completa perda da nova colônia.
Vamos começar pela grande quantidade de abelha mortas que estão sem cabeça que está circulado em rosa, bem como a presença de outras espécies de abelhas mortas na caixa. Isso indica luta, briga entre as abelhas, a colônia está sendo "visitada" por outras caixas e até por outras espécies.

Sinal que a quantidade de campeiras adultas da colônia é muito pouca. A redução da quantidade de abelhas mais velhas gera a redução dos trabalhos de defesa, ou seja, como não tem abelhas pra fazer a vigilância da entrada outras são tentadas a coletar (melhor seria furtar) o cerume ou mesmo o mel.


Outro problema bem visível é a grande quantidade lixo produzido e acumulado pelas abelhas, como só temos abelhas novas essas não fazem o trabalho de retirada do lixo pois não sabem voar, dessa maneira o lixo vai se acumulando e apodrecendo dentro da caixa. Esse acúmulo é muito perigoso pois atraí os malditos forídeos, pequenas mosquinhas(dípteros) que quando entram na caixa passam a se multiplicar. As suas larvas vão comendo tudo pela frente gerando a destruição da colônia.


Quando abri essa caixa de cara eu vi muitos forídeos, na foto eles não aparecem mas estão escondidos embaixo dos discos e dos potes, fora que já devem ter colocado ovos, esses ovos são quase que imperceptíveis ao olho humano, são muuuito pequenos e só vê quem já sabe o seu formato e locais mais adequados para a sua ovoposição.



A caixa está perdida???



Não, pelo contrário, todos esses problemas podem ser resolvidos facilmente com ajuda do meliponicultor. É importante frisar aqui que todo enxame novo deve ser acompanhado até o seu desenvolvimento completo. Essa estabilização só acontece quando as crias da rainha nova começam a nascer, ou seja, por volta de 60 a 70 dias após a formação da caixa filha.





Para resolvermos esses problemas a primeira coisa a se fazer é a limpeza da caixa. As minhas caixas tem fundo móvel o que facilita e muito o manejo, então é só retirar o fundo e raspar todo o lixo acumulado pelas abelhas.


Feito isso retiramos as abelhas mortas bem como, assopramos para espantar algum forídeo que possa estar escondido na caixa. Mesmo assim, será necessário a introdução de uma isca para capturar os forídeos que por ventura entrem novamente na colônia.


(sujeira retirada da caixa)
Para saber como fazer uma isca para forídeos acessem o link abaixo, é post que foi criado por nós ensinando a como preparar a isca contra as mosquinhas.


Feito isso ainda é necessário a introdução de crias adultas para fortalecer o trabalho das abelhas, assim basta trocarmos a caixa nova e fraca com uma caixa mais forte de lugar que tenha uma boa quantidade campeiras.



Não se preocupem, as abelhas adultas de outra caixa não vão matar as abelhas novas da caixa filha, pois essas abelhas ainda são muito jovens e não estão ligadas feromonialmente a nenhuma rainha, logo aceitaram com facilidade as abelhas doadas e assim se unirão para a continuidade do desenvolvimento do enxame.

att,

Mossoró-RN, em 17 de fevereiro de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Eu estou de férias, e assim aproveito o tempo também para vasculhar este site, e o que gosto daqui é que sempre há uma boa aula.
    Mais uma vez venho e encontro detalhes que para um iniciante como eu passaria despercebido.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: