quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tempo de fecundação da rainha virgem em meliponíneos

No geral, morfologicamente falando, tanto as Apis quanto as ASF possuem as mesmas características físicas, com exceção na presença do ferrão que nas ASF ele é atrofiado.


Mas no mundo dos meliponíneos existe um comportamento fisiológico da rainha virgem muito interessante que mostra o quanto as abelhas sem ferrão são diferentes das Apis (abelhas de ferrão).

As rainhas virgens das Apis meliferas possuem um tempo certo para serem fecundadas, após esse certo tempo elas não podem mais serem fecundadas, isso acontece porque nas Apis os ovários começam a produzir ovos passado algum tempo de vida e quando isso acontece a rainha deixa de ser fecundável, porque os oviductos ficam cheios de ovos e o sêmen dos zangões não pode mais ser guardado aí no ato da fecundação, para depois deste lugar migrarem para a espermateca.

Já nos meliponíneos, os ovários das rainhas virgens só se desenvolvem depois da rainha virgem ser aceita pela colônia. Assim, rainhas inativas estão neutras e por isso podem ficar vivas a hibernar na colônia.
Uma vez ativa, se a princesa não for aceita será morta. É devido a esse fato que podemos encontrar as chamadas prisões reais, essas prisões reais são células fechadas onde as obreiras criam uma princesa inativa para ser utilizada numa futura enxameação.

É por esse motivo que o mestre Cappas e Souza (Portugal) nos ensina que não existem rainhas zanganeiras em meliponíneos, para ele isso é coisa de Apis e da apicultura. Na verdade, somente as obreiras rainhas não fecundadas são sim zanganeiras, mas a rainha mãe nunca, pois logo que o sêmen acaba ela é substituída.

Att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

4 comentários:

  1. Caro amigo Kalhil,

    A fecundação das Apis é no exterior da colmeia, a rainha virgem sai no voo nupcial, atrás dela vai uma grande quantidade de zangãos e é o mais rapido que acasala com ela.
    Nesse mesmo dia a rainha ainda acasala com mais uns quantos zangãos.

    Como é com as ASF ?
    O acasalamento também é no exterior? com um único macho ou mais que um ???

    Grande abraço
    JPifano
    http://montedomel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, é o mesmo processo da apis, a diferença é que alguns estudiosos acreditam que nas ASF ela só acasala com um zangão.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo demora o vôo nupicial da jatai e oque acontece depois que a rainha é fecundada

    ResponderExcluir
  4. eu ja tive a felicidade de ver o acasalamento da princesa dentro da colméia de manduri amarela o enxame éra fraco por ter sido resgatado de uma demolição a rainha tava machucada devido ao mal manuseio e morreu 5 dias apos o resgate e forom nascendo abelhas um certo dia abri a caixa pra faser alienação e tive a sorte de ver o acasalamento da princesa

    ResponderExcluir

Comentário aqui: