terça-feira, 21 de julho de 2009

Aproximação do período de colheita de mel

Estamos nos aproximando do fim do inverno e conseguentemente, estamos chegando perto do tempo da colheita do mel das nossas amadas Jandaíras, esse ano chuveu muito, aliáis, ainda chove e a colheita de néctar pelas abelhas demorou pois a florada tardou a iniciar, mas nesses últimos 60 dias ela se acentuou com muita força e o Sertão está completamente florido, lindo de vê, há flores por todos os lados. Acredito que esse ano vou colher mel até depois de Agosto. Somente os tolos não percebem o explendor da vida da caatinga.




Ontem fui rapidamente inspecionar algumas colónias produtoras de mel no meliponário de Taboleiro Grande. Iniciei a abertura de algumas melgueiras e pude constatar a excelente quantidade de mel armazenado, nessa foto acima podemos perceber uma melgueira completamente tomada por potes de mel, notem que todos os potes de mel estão operculados (fechados), isso atesta que o mel já está no ponto de ser colhido pois já passou pela fase de desidratação, se não estivesse bom, boa parte dos potinhos estariam com a tampa aberta.

O recomendado para colheita é que pelo menos 80% do potes de alimento estejam operculados. Assim não corremos o risco de colher mel verde (néctar ainda com muita água), o mel colhido nessas circuntâncias fermenta muito rápido.

Mas é sempre importante lembrar que o mel dos meliponíneos é bem mais líquido do que o mel das Apis (africanizadas), a concentração de água gira em torno de 23 a 28% de água, enquanto que na Apis não ultrapassa a casa dos 20%.



Ao terminar as inspeções nas melgueiras, passei a avaliar a qualidade da postura da rainha, não preciso nem falar da minha felicidade pois a foto acima prova o quanto o trabalho de seleção genético nas rainhas vem sendo satisfatório.

Já algum tempo venho selecionando as rainhas, a seleção é muito importante pois garante uma melhor qualidade das colónias filhas, fora que para a produção de mel, é preciso que as colóninas produtoras sejam bastante populosas pois somente essas são capazes de produzir mel em quantidade satisfatória para a comercialização (acima de um 1500 gramas de mel por colónia ano). E somente através das técnicas de seleção e comparação é que podemos avançar para níveis interessantes.



Veja essa colónia, ela tem apenas 4 meses mas já apresenta uma significativa quantidade de discos, ainda não é tão populosas para a produção de mel mas certamente poderá dentro de mais alguns meses passar a integrar o quadro de colónias produtoras de mel, esse ano ela não me trará rendimentos mas de certo ano que vêm produzirá uma boa quantidade mel para seu primeiro ano na produção.



Já na volta para casa, recebi uma ligação de um Ceramista que tinha comprado uma carrada de lenha e tinha vindo junto um pau "cheio de abelhas", passei no lugar e trouxe para o meliponário urbano o pequeno tronco da catigueira onde estavam as abelhas.

Não sei como está internamente a colónia mas acredito pela agressividade das meninas que não sofreram tanto nas mãos dos lenhadores, de certo é que aqui serão bem cuidadas e passarão a conviver com as outras colónias salvas de agressões do homem.

att,
Mossoró-RN, em 21 de julho de 2009.



Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: