segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Morada Racional

Na natureza, as Jandaíras são encontradas em ocos de árvores de médio e grande porte, árvores como a Imburana, Catingueira, Cumaru e outras árvores do Sertão. No Nordeste é muito comum a gente ver os caboclos criando as Jandaíras em cabaças, curtiços rústicos, ou mesmo em troncos que são periodicamente abertos para retirada de mel.

(Entrada de Jandaíra em Imburana)

Mas para uma organização melhor e uma criação racional é preciso que a morada das abelhas seja a mais prática possível. É preciso que caixa seja de fácil manejo e que esse manejo interfira o mínimo possível no cotidiano das abelhas.

Pensando nisso, a muito os estudiosos das ASF vem desenvolvendo vários tipos de caixas, mas no intuito de padronizar, o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveu uma caixa que já algum tempo vem sendo adotada em boa parte do Brasil.

No intuito de melhorar ainda mais, algumas alterações foram feitas para aprimorar o modelo para o manejo das Jandaíras, principalmente por que cada espécie de ASF tem suas peculiaridades, então, a caixa teve que sofrer alterações de tamanho e a introdução de alguns detalhes que facilitam e muito o dia dia das atividades do meliponicultor.


A caixa possui 4 compartimentos (duas melgueiras, ninho e sobreninho), possui ainda duas tampas, superior e inferior que são de encaixe, isso facilita e muito pois podemos realizar a limpeza da lixeira das abelhas sempre que for necessário. As medidas de cada módulo são 18cm x 18cm x 6cm de altura, a espessura da caixa é de 2 cm. A ideal para nossa região pois a temperatura no RN sempre beira os 30ºC, mesmo no inverno raramente cai para patamares inferiores.



Para ajudar as abelhas, foi ainda pensado uma forma de encaixe que impedisse a existência de brechas na caixa, dessa maneira foi criado um encaixe tipo macho-fêmea, onde o macho fica sempre embaixo para evitar a entrada de água da chuva ou mesmo umidade.

Entre os compartimentos foi inserido palitos de madeira no lugar de uma tampa fixa, a presença dos palitos facilita a circulação do ar dentro da caixa e ainda impede a construção de potes de alimento contínuos, assim cada compartimento é independente, podendo ser manejado sem causar destruição de potes de alimento na colónia.



O ninho fica em cima dos potes, pois assim sempre podemos observar de cara como está os discos de cria e verificar a saúde da postura da rainha. Essa disposição ainda impede que durante o manejo ocorra derramamento de mel sobre os discos de cria, o que é extremamente indesejável.


Nas épocas de seca, a caixa fica com apenas dois ou três módulos, sendo inserido a 2ª melgueira somente nos períodos de florada.

(caixas tratas, pintadas e habitadas pelas Jandaíras)


A utilização de caixa apropriada é extremamente importante para as abelhas, pois melhora a temperatura interna da colónia, aumenta a produção de mel e ajuda no desenvolvimento da colónia.

att,


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

3 comentários:

  1. Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo, uma duvida seria em relação as medidas. essas são internas ou externas.

    abraços,

    Fernando - Natal - RN / Cajazeiras - PB

    ResponderExcluir
  3. Muito boa. as medidas sao internas ou externas?

    grato

    Fernando - Natal-RN Cajazeiras - PB

    ResponderExcluir

Comentário aqui: