quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sugador de Abelhas



Existe um equipamento, que por sinal é muito simples de fazer e não custa quase nada, que é de extrema importância para todo meliponicultor, é o sugador de abelhas.

O sugador é muito importante por ajuda e muito durante o manejo com as abelhas mais novas, principalmente durante as divisões e inspeções.

Acontece que quando estamos a dividir ou mesmo durante algum procedimento de inspeção várias abelhas novas, que ainda não sabem voar podem cair pelo chão ou mesmo ficar na caixa antiga, dificultando os desdobramentos ou mesmo a própria colheita de mel.

Como as abelhas mais novas não sabem voar, caso elas venha a sair da caixa racional, sem nossa ajuda elas não voltam mais, e isso não é bom por se isso acontece com um enxame de apis, não há muitos problemas porque as outras milhares de abelhas recém nascidas substituem, contudo as abelhas sem ferrão, uma abelha que perdemos faz falta, pois nossas colónias não possuem população tão grande, e uma abelha aqui faz muita diferença.

Dessa maneira, todas as abelhas devem ser resgatas durante o manejo, ou com sugador com mesmo cuidadosamente com as mãos, sendo devolvidas as suas respectivas caixa.

O sugador é muito fácil de fazer, basta pegar um recipiente de vidro ou plástico, que tenha tampa, fazer dois furos e inserir duas mangueiras estreitas, que só passam uma abelha de vez, não pode ser muito grande de não vc vai fazer muita força para sugar e o seu equipamento no lugar de ajudar vai é atrapalhar.

Com a ponta de uma você suga e com outra você direciona para capturar as abelhas caídas.

É importante que no final da ponta que você está a sugar, seja posta alguma tela que venha impedir que alguma abelha seja sugada para dentro da boca, já aconteceu comigo e lhe garanto que não é nada agradável.

Esse simples instrumento é essencial para uma boa prática diária de seus trabalhos no meliponário.


Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Kalhil como o posso tratar ,por sr.,amigo ? desde já lhe dou os parabens pelo blog imagens e textos e garanto que irei ser frequentador assiduo do seu blog já tinha ouvido falar das abelhas sem ferrão pois um amigo meu viveu muitos anos em FORTALEZA .nós por cá estamos tão habituados á APIS MELIFERA e ás ferroadas que nem saberia-mos viver sem elas isto é amor mesmo ,nem tinha piada ir ver os apiários e não levar 2ou 3 ferroadas nem haveria estórias pra contar.Tambem sou apicultor por hoby e tambem tenho uma espécie de blog (MELFONTENOVA)não aprenderá nada de novo comigo mas pode fazer uma visita e comentar.

    até outro dia.
    Adelino Ramos MELFONTENOVA

    ResponderExcluir
  2. Vc não deixou nenhum contato para que pudesse responder, assim fica difícil falar com vc, me passe seu e-mail, telefone ou Msn para que possa entrar em contato com o Sr.

    att,

    Kalhil Pereira França
    Meliponario do Sertão

    ResponderExcluir

Comentário aqui: