quarta-feira, 3 de junho de 2009

Falha na Postura, Troca de Rainhas.



Como falei a poucos dias atrás, é sempre importante a realização de inspeções periódicas, ao realizar a inspeção nessa caixa podemos observar que as coisas não iam muito bem.

Observem que a postura, tanto dos discos velhos, como dos discos mais novos não está regular, existem muitas falhas na postura da rainha, certamente ela já não tem mais saúde para se manter na topo da elite, é uma rainha velha e logo será substituída por outra rainha mais nova.

Esse processo ocorre naturalmente na natureza, com o tempo as obreiras rainhas (abelhas de casta intermediária) que são abelhas de elite, se "reunem em um Conselho Superior" e descidem o futuro de sua rainha, nesses casos ela é morta por suas filhas mais velhas e se inicia na colónia um processo de substituição difícil e complexo.

Difícil e complexo por que para que outra rainha fisiogástrica venha a vingar nesse enxame muitas questões feromoniais passarão pelas abelhas, muitas princesas nascerão e morrerão, até que uma venha a ser aceita, fecundada e novamente aceita.

O mais interessante desse processo de substituição é o fato curioso que em certos momentos, a colónia pode ser governada por uma obreira rainha não fisiogástrica, ela não só governa como também realiza postura, se comporta como rainha e dá ordens como se fosse uma rainha fisiogástrica. Isso é para vermos o quanto o mundo das meliponas é complexo, bem diferente do mundo mais simplista em termos hormonais da apis melifera, quando isso acontece em Apis nós chamamos isso de colónia zanganeira, que por sinal é extremamente prejudicial para um enxame de Apis.

As vezes é necessário a intervenção do meliponicultor nesse processo pois muitas vezes algumas obreiras rainhas bloqueiam a aceitação da pricesa, demorando muitos dias para ocorrer a aceitação, podendo assim ocorrer o definhamento definitivo da colónia por falta de princesas pois todas já terão nascido dos discos.


Mas isso é mais difícil de acontecer quando se tem muitas colónias reunidas, pois sempre haverá princesas na área. Mas se o meliponicultor possui poucos enxames, não deve dá mole para o azar, o certo é que quando ele perceber que a colónia ainda está sem rainha fisiogástrica (o tempo médio de substituição é de 25 dias) deve ele inserir discos de cria em estado mais avançado para solucionar o problema.

Quando inserimos discos em estado avançado (os mais claros) matamos dois coelhos com uma cacetada só, por que tanto ofertamos mais princesas a nascer, como também, diluímos a força feromonial da obreiras rainhas que estão a bloquear a aceitação da princesa.

Os discos de cria, mesmo ainda em fase de desenvolvimento, tanto recebem com dão a colónia ferômonios, e os ferômonios das abelhas que estão nos discos (feromônio Corporal de Obreira = FCO) bloqueiam ou mesmo diluem o Feromônio Mandibular Real das Obreiras Rainhas (FMR).

Abaixo vejam o mesmo enxame, após seis meses já com a rainha nova e com a postura extremamente saudável.




A todos ótima semana.
att,

Kalhil Pereira França
Mossoró-RN

Um comentário:

  1. olá

    tenho interesse em adiquirir esta especie com vc!

    a permuta seria possivel, se fose de seu agrado abelhas jatai, que sao as que tenho!
    estou em bh-MG se lhe interessa:

    juninhodesantana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Comentário aqui: