domingo, 28 de junho de 2009

Abelhas Espartanas


(Durante o manejo, sem querer desprendi todo túnel de acesso da colónia de Jandaíra)

Nos meliponídeos, devido ao nenor número de indivíduos em uma colónia, as abelhas usam uma forma interessante para defender a colónia dos intrusos que venham a querer entrar em suas colónias.

As abelhas controem na entrada estreita que desemboca em um túnel de acesso que só passa algumas abelhas de cada vez, dessa maneira, as abelhas que fazem a vigilância podem defender de forma muito mais eficiente a colónia de intrusos, como por exemplo, os malditos forídeos.

Olhando para o túnel de acesso, me lembro da história dos Espartanos que lutaram até o fim numa querra épica. Os 300 de Esparta conta a história do Rei Leônidas e a batalha das Termópilas, em 480 a.C., quando seu exército de trezentos espartanos desafiou os persas num desfiladeiro longo e apertado, onde só passavam alguns homens de cada vez, Lutaram até a morte, mas não se entregaram.

Com as abelhas também é assim. Dão a vida em nome da colónia, mas se engana quem pensa que elas não usam suas táticas de defesa. Pra falar a verdade eu acho que foi os Espartos que aprenderem suas táticas de querra com as abelhas...

att,


Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: