segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os ácaros em simbióse com as abelhas


(minúsculos pontos brancos, são ácaros a perambular pela colónia)
No mundo dos insetos é muito comum a cooperação entre espécies, nos meliponídeos não é diferente, nas colônias de meliponas é muito comum a gente vê alguns ácaros a perambular pela colônia.

Não são como os ácaros da Varoa, que são aracnídeos parasitas das Apis meliferas, na verdade, esses ácaros a que me refiro são muito importantes para as Jandaíras, mandaçaias, Uruçus...

Esses minúsculos insetos ajudam as abelhas sem ferrão, são responsáveis por desidratarem as fezes das abelhas, vivem e são encontrados nos depósitos de lixo, não são muitos mas os poucos que encontramos são indispensáveis para as abelhas.

Certa vez fiz uma transferência de uma caixa antiga para uma nova, pois a velha estava em péssimas condições, para ajudar as abelhas com a cera, eu deixei a caixa velha próximo da nova para que as abelhas coletassem cerume e própolis para a colónia nova, o que mais me surpreendeu foi quando vi muitas campeiras recolhendo lixo para levar para colónia nova, só tempos depois eu percebi que na verdade elas estavam era a capturar os ácaros que estavam no lixo para levá-los para a casa nova.

Foi aí que percebi que eles eram muito importantes para as abelhas. Fora os ácaros é também muito comum a presença de outros insetos como minúsculos carrapatos que também vivem em harmonia com as abelhas. Todas essas criaturas minúsculas vivem com as abelhas em simbióse, tanto as abelhas como os ácaros são beneficiados por essa vida em comum.

Não confundam Forídeos com ácaros ou carrapatos, os forídeos não são bem vindos pois no lugar de ajudar, só destroem. Com esses sim devemos nos preocupar caso seja encontrado dentro da colônia.


att,

Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Um comentário:

  1. Excelente explicação. Vi o mesmo hoje em minha colmeia e me assustei... Sabe dizer se podem ser prejudiciais para os humanos?

    ResponderExcluir

Comentário aqui: