segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mais uma divisão de Jandaíras



Como fico feliz em multiplicar minhas colónias, hoje a tarde mais três desdobramentos, sempre usando o método 2:1, ou seja, com duas colónias você faz uma, retira discos de cria e potes de alimento de uma caixa, e campeiras adultas de outra.

Eu sempre gosto que a rainha faça a postura nos compartimentos de cima, pois é bem mais fácil de manejar, quando estão embaixo as vezes se misturam com os potes de alimento e fica difícil retirar discos para futuras divisões.

Por isso eu ponho um papelão enrolado em fita adesiva entre o ninho e compartimento de baixo. Assim a rainha é obrigada a iniciar a postura onde quero, depois da colónia formada e estabilizada, uns 40 dias depois, é só retirar o papelão e juntar os compartimentos.

Em colónias estáveis e adultas, podemos dividí-las até 4 vezes ao ano, com poucas colónias, rapidamente o iniciante pode chegar em um número considerável de caixas, basta dedicação e muito amor pelas abelhas que isso é possível, dentro de 20 dias uma nova rainha estará surgindo para reinhar nessa nova colónia.


att,


Kalhil Pereira
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: