sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bomba Coletora de Mel de Abelha Sem Ferrão

Essa semana eu mandei buscar algumas colônias que estavam no sítio em Taboleiro Grande-RN, nessa época as minhas colônias do Meliponário Urbano (Mossoró-RN) quase não tem mel e a grande maioria está sendo alimentada com xarope, fato esse que me impossibilita de fazer, como diz o meu amigo Português Joaquim Pífano do Monte do Mel (www.montedomel.blogspot.com) , a famosa "Cresta".

Mas as colônias de lá estão carregadas, pois mesmo nessa época de plena seca várias plantas costuma florar, entre elas temos a Jurema que só flora na minha região no início do mês de Dezembro, por sinal o mel dessa planta é muito bom.

Foi uma tarde muito prazerosa pois pude observar a boa genética de minhas colônias, postura muito boa mesmo para uma época dessa, mas isso graças a existência de bastante mel nas caixas. O trabalho de colher o mel foi quase todo realizado pela minha advogada e namorada (quase noiva) shyrliane. Ela, assim como eu, gosta muito das pequenas Jandaíras e quase sempre me acompanha durante a realização das inspeções de manejo, de tanto acompanhar já está sabendo mais do que eu sobre a vida diária dessa abelhinha que tanto gostamos.

As suas mãos delicadas colheram com grande facilidade um total de quase 3 kg dos mais saboroso mel de Jandaíra, mas também com essa bomba elétrica que foi desenvolvida pelo Luiz Alberto Medina, meu querido amigo e Meliponicultor, é muito fácil de realizar tal atividade. Tem boa pressão, mas ao mesmo tempo não chega a provocar muitas bolhas no mel, fato esse que se em excesso pode prejudicar a conservação do mel das abelhas sem ferrão.


Já fazia mais de 2 meses que tinha recebido essa bomba mas ainda não tinha testado pela falta de oportunidade, essa bombinha cai céu pois vai facilitar e melhorar muito o meu manejo na hora da colheita pois antes usava a bomba odontológica, essa última bate muito o mel provocando muitas bolhas de difícil decantação.

O sistema da bomba é simples pois é feito com motor de aquário, algumas mangueiras de pequeno calibre, uma alça para segurar o equipamento acoplada a uma chave de liga-desliga e um recipiente de vidro hermeticamente fechado para provocar o vaco. Por mim está aprovadíssima tanto para o pequeno meliponicultor como para aqueles que possuem um manejo de maior volume como nós aqui do Meliponário do Sertão.


Essa veio pra mim de presente mas aqueles que desejam adquirir essa bomba coletora de mel para abelhas sem ferrão devem entrar em contato com próprio Luiz Medina através do Tel: (21) 9691-1924 ou (21) 9754-0887, bem como através do e-mail:
caminhando@hotmail.com, tenho certeza que o Medina terá o maior prazer em comercializar essa bomba para todos meliponicultores que acompanham o Meliponário do Sertão.
Ahhh... e tem mais!!! Eu fiquei sabendo que se você falar que viu a bomba no nosso site ele te dará 10% de desconto, rsssss!!!!!
Te coloquei agora numa fria em Medina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!rsssssssssss
att,
Mossoró-RN, 26 de novembro de 2010.
Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

9 comentários:

  1. Kalhil, quanto custa essa bomba???
    Tenho interesse em adquirir!

    Gabriel Filho
    Petrolina-PE

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gabriel,
    eu ainda não sei o preço, mas tenho certeza que não será cara, o Medina certamente comentará o valor do produto + o valor das despesas de envio para sua cidade.

    att,

    Kalhil
    Meliponário do Sertão

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência! Estou a semana toda procurando dessas bombas utilizadas em consultórios odontológicos. Ai quando vi seu post não pensei duas vezes. Email para o Medina.

    Valeu Kalhil.

    Não fez um vídeo da coleta?

    ResponderExcluir
  4. Poxa, não fiz, mas agora que você me lembrou eu vou colher ainda um pouco mais amanhã e posso gravar, depois posto no youtube.

    Mas faz um pedido a ele que você vai gostar muito da bomba, eu já encomendei mais 2 para dois colegas.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  5. Olá Kalhil ,

    Muito legal saber que você testou e aprovou a bomba extratora elétrica.
    O que me levou a desenvolvê-la foi ver que na meliponicultura não havia nada muito profissional e relativamente barato para fazer uma coleta do mel nos potes.
    O que sempre via era a coleta por destruição dos potes, que depois era escorrido e peneirado para vidros. Mas sempre achei este método arcaico e anti-higiênico. È uma verdadeira agressão às abelhas, pois sujava a caixa, destruía todos os potes e abria caminho para infestações. Eu ficava imaginando o trabalho que as pobres bichinhas tinham.
    Outra maneira que eu sempre vi, era a utilização de seringas grandes, também trabalhoso, e com desperdício.
    Depois vi no seu blog a bomba odontológica, mas achei muito caro para mim e imaginei que seria muito caro para quem tivesse meia dúzia de caixas.
    Então a necessidade fez que eu começasse a pesquisar outros meios, e cheguei em uma adaptação da bomba de pêra com um compressor de aquário. Até achar o modelo correto me deu trabalho, mas consegui um custo benefício legal com este que utilizei, e que aparece na foto.
    O princípio de funcionamento é o mesmo da bomba manual de pêra, que gera um vácuo indireto no vidro e suga o mel, mas diferente desta tecnologia, o operador não precisa tomar o cuidado com o momento de apertar a pêra, com o risco de derrame do mel do pote.
    Como você pode testar, basta fazer um pequeno rasgo no topo de cada pote que se deseja fazer a coleta, inserir o tubo com a bomba ligada, e o mel já vai descendo mangueira abaixo, sem deixar cair uma gota para fora do pote. Higiene e produtividade a baixo custo.
    Quanto a não formação de microbolhas como você disse, somente sua experiência pode dar esta informação, pois nunca operei a bomba odontológica.
    Agradeço pelo seu teste e mais uma vez fico muito feliz que tenha aprovado este modelo que eu fiz.
    Espero que seja uma ajuda de baixo custo para muitos que queiram começar uma produção de mel, sem compromisso em investir em equipamento caro para fazer uma coleta higiênica e rápida.
    Obrigado pelo incentivo !!!
    Abração
    Medina

    ResponderExcluir
  6. parabéns por ter tido essa ideia brilhante teria como você me fala oque e essa pesas de fero que e colocado as mangueirinha que saem da bomba coletora...

    ResponderExcluir
  7. Kalhil, gostaria adquirir uma bomba desses, e se for possível você me informar o preço, sou aqui de Mossoró também.
    Obrigado!

    Att.

    Francisco Girolando de Freitas Júnior

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se tem como você fazer o pedido de uma bomba dessas para mim, e quanto custa.

    Att.

    Francisco Giorlando de Freitas Júnior

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber quanto custa a bomba para coletar mel sou de chaoecó sc
    obg

    ResponderExcluir

Comentário aqui: