segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O velho e o menino, a primeira chuva...

Ainda é muito cedo quando o velho, com os olhos ainda remelados, levanta da rede põe a cabeça pra fora da janela e começa a espiar o tempo.

Ainda durante a madrugada tinha acordado com o barulho dos trovões e a luz forte dos relâmpagos que ao longe despertavam no velho aquele sentimento de renovação.
Mal se põe de pé e de maneira devagar se dirige ao velho fogão à lenha para preparar o seu forte café.

O menino, ouvindo o rastejado do velho, acorda e se dirige ao quintal. Chega na beira do mato, arreia o calção e urina, em seguida se encaminha em direção à pilha de lenha no fundo da cozinha para coletar alguns gravetos e acender o fogo.

No caminho ele olha pra cima e sente o forte cheiro do mormaço da chuva, que ainda longe, faz escurecer o nascente. Mal dá tempo de olhar e uma gota cai no meio da testa. Ele rapidamente olha os cortiços das jandaíras e percebe o alvoroço das abelhas.
Por um instante ele se encosta na pilastra do alpendre da casa e fica a observar o intenso trabalho das fortes e valentes Jandaíras, cada uma chega mais carregada que a outra.

O vigia a postos na entrada do cortiço não tem descanso, mal se posiciona em guarda e já chega outra abelhinha pedindo licença pra passar. Quando o sol dá uma trégua no sertão as plantas da caatinga retardam o fechamento das flores, fazendo as abelhas trabalharem até altas horas da manhã.
Com um sorriso no rosto o menino entra na cozinha acende o fogo e fala ao avô:
-Vô, já viu o nascente? Vai chuver!
O velho mal espera o menino terminar a pergunta e já responde:
_Já vi meu filho! Tem duas torres de chuva no leste e mais uma montando o nascente. Por isso não se demore. Corra! Tome café e vá logo soltar os bichos, na volta passe na cisterna d'água e prepare as biqueiras.
-Sim senhor!
O velho se levanta e caminha até o alpendre, senta e fica a observar o menino tangendo o gado em direção a baixa grande, nesse instante o vento engrossa e começa a trazer as primeiras gotas de chuva, o mormaço que antes era fraco e quente, agora é forte e refrescante.

O perfume do mato molhado se mistura com o cheiro gostoso da xicará do café na sua mão, a mistura faz despertar no velho as boas lembranças da fartura do inverno; mato verde, açude cheio, rio correndo, peixe a vontade, feijão e milho verde, mel de jandaíra...

Preocupado, o velho se levanta e vai verificar as amarrações dos cortiços de Jandaíras. As abelhinhas, prevendo o início da chuva se recolhem em suas casinhas, simples cortiços de imburana, talhados à mão.
Nessas horas as últimas que chegam carregadas são rapidamente abrigadas e o vigia, já prevendo o aguaceiro, tampa a entrada do cortiço pra evitar a entrada de água. Mal dá tempo para o menino retornar e a chuva começa, as primeiras gotas que eram fracas agora se transformam em chuva torrencial, a correria é grande, as galinhas se abrigam atrepadas no pé de cajarana e o burro se deita no chão coberto pelo pé de Juazeiro.
De repente o forte brilho no céu faz desencadear um forte estrondo na terra, a impressão que se tem é que são Pedro abriu as torneiras do céu e vem lavar a seca do sertão.

O menino, não se contendo de alegria sorri e fala:
-Eita Vô, essa chuva vai ser forte.

O velho, com seu jeito manso e devagar, agora se preocupa e responde:
-Menino! Corra ali e feche a porta do oitão, vá lá no armazém e tire a carne de sol do varal, se não vai molhar todinha!
Tó indo vô. To indo.
Nesse instante cai um mundo d'água, enquanto isso o velho sentado estica os pés na beira do alpendre e fica a sentir a chuva molhar a barra de sua calça. O menino chega e pede ao velho para ir tomar banho de chuva, sem retrucar o velho permite, recomendando apenas o uso das alpergatas nos pés.
O menino tira a camisa e só de calção surrado fica a se molhar no aguaceiro que parece não ter hora pra acabar. Nessa hora o velho vê o menino se banhando e fica a relembrar o passado.

Lembra-se da sua infância, tempos difíceis mas saudosos. Caçula de oito irmãos, filho de agricultores sertanejos, nunca tivera a oportunidade de estudar, pois a lida diária no campo bate muito cedo na porta de uma criança carente do sertão.
Mesmo assim, não tem remorsos. Pelo contrário, se orgulha e muito de sua educação rígida e disciplinada. O amor pela família sempre foi o laço forte numa terra onde o povo esquecido nunca guarda muitas esperanças.

Lembra-se que certa vez apanhou sem nem saber o motivo, simplesmente por que naquele tempo quando um fazia coisa errada, todos apanhavam pra ninguém sair mangando do outro, agora ria do passado mas à época aquilo lhe parecia meio injusto.

A chuva com o tempo vai se enfraquecendo, o menino já cansado de tanto se banhar se abriga com os lábios roxos e os dedos enrrugados. Ainda molhado corre em direção a cisterna e retira a biqueira, tampa e volta ao alpendre.

O velho, com seu jeito acolhedor, busca uma toalha e encobre o menino para socorrê-lo do frio, nesse instante os dois voltam a sentar no beiral do alpendre e passam a contemplar o belo arco-íris que se forna no poente.
-Vô, como nosso sertão é bonito! Mesmo diante de tanto aperreio eu gosto tanto desse lugar, desse cheiro de mato molhado, desse barulho do vento, do canto do bem-te-vi, da zoada do grilo a noite...

O velho olha o menino e sorri respondendo serenamente:
-Eu também meu filho, eu também...

O tempo parece parar nesse momento, o menino já não teme as dificuldades da lida no sertão, pois sente que o inverno está próximo e que as boas novas de São Pedro logo chegaram pra ficar por alguns meses, trazendo fartura e beleza ao sertão, sente que mais uma vez provará o mel Jandaíra que tanto gosta.

A chuva aos poucos vai passando e o sol vem novamente mostrando a sua força. O velho se recolhe com o menino e vão em direção a cozinha preparar o almoço do dia.
Continua....
Mossoró-RN, em 08 de novembro de 2010.
Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. Diga lá Kalhil, muito bom texto. Olha, realmente é visível a transformação do sertão com as primeiras chuvas,pois aquela paisagem cinzenta em pouco tempo fica verde, e os aromas de terra molhada, de planta molhada, plantas que têm nesse curto espaço de tempo de quatro meses de período chuvoso, um ciclo biológico a cumprir, antes que as chuvas acabem. Muito legal o texto, e repito: cara, escreva um livro e publique naquele site que te informei o endereço, que é show!!! Abraços. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Eita mais um capitulo vai dar livro? Kalhil acho que as jandairas estao adivinhando chuva mesmo tao trabalhando direto mas chuva mesmo so uma frente fria que passou por aqui a uns quinze dias e fez a jurema e outras plantas florarem muito bonito. Por sinal as fruteiras do meu muro estao todas floradas principalmente o pe de cajarana.
    Parabens pelo texto...

    ResponderExcluir
  3. Senti o vento espatifando meus cabelos e a poeira rasteira antes dos primeiros pingos, o cheiro de terra molhada alvoroçou meu juízo e hj certamente dormirei pensando em respingo.

    PS: por aqui os arbustos de araçá pipocam em fulô...
    Cariri Grande - CE

    ResponderExcluir

Comentário aqui: