quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fornecendo Cera artificial

Se existe uma coisa que as abelhas adoram é poupar trabalho e material de construção, aliáis, todo mundo. É preciso lembrar que uma abelha gasta muita energia para produzir cera, existe uma média que diz que para uma abelha produzir um kilo de cera, ela gasta dez kilos de mel.

Ou seja, é muita energia doada ao trabalho. Para quem não sabe, a cera é produzida pelas abelhas através de glândulas especiais em seu abdomem, ela raspa a cera do seu corpo e a mistura com resinas coletadas na natureza, gerando o cerume, o material de construção das abelhas.

Por isso, se quisermos ajudar as abelhas nessa dura tarefa podemos doar as colônias um pouco de cera artificial, é muito fácil de fazer:

1)200 gramas de cera de apis;
2)200 gramas de cera de Irapuá (No nordeste é fácil encontrar);
3)4 colheres de óleo vegetal (óleo de cozinha mesmo);



Modo de fazer:

Raspamos a cera de apis e a de irapuá em finas camadas e acrescentamos o óleo em algum recipiente, o óleo serve para amolecer o produto final pois a cera de apis é muito dura e não é aceita pelas ASF sem essa manipulação, não deixa nenhum cheiro estranho e não atrapalha em nada. Em seguida levamos tudo ao microondas para derreter por 2 minutos.



Pronto, é só escorrer a mistura líquida ainda quente em alguma superfície lisa e plana, esperar esfriar um pouco e ir raspando. A mistura tem que ficar na consistência de massa de modelar infantil, bem maliável e mole. Se ficar muito dura é só acresentar um pouco mais de óleo para amolecer.



Para servir é só pregar na entrada das colônias ou mesmo colocar nos beirais da caixa em lugar onde o sol da manhã bata bem cedo, o calor do sol faz a cera ficar ainda mais mole e cheirosa, ficando ainda mais atrativas para as abelhas.




Detalhe: Para Jandaíras eu recomendo usar um pouco de cerume puro delas pois não gostam muito do cheiro da cera de Irapuá, vejam que nas fotos acima só aparecem mandaçaias, mas se acrescentarmos um pouco de cera delas a atração é imediata.

Para as outras espécies de meliponas, mandaçaias, uruçu etc, podem usar as medidas acima recomendadas que elas não perdem tempo.

att,

Mossoró-RN, 27 de agosto de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
------------------------------------------------

Francisco Mello disse:

Olá amigo, fornecer cera realmente poupa trabalho às abelhas e creio que seja imprescindível quando da divisão de colônias, principalmente nas "colônias filhas". As abelhas da foto são as famosas Mandaçaias né? Eu sempre pensei que a Mandaçaia, tal qual Uruçu, precisasse de um meio mais úmido... Pelo visto elas se dão bem na sua região.

PS - ainda não mandei o e-mail mas logo mandarei para obter informações sobre os discos de cria. Fco Mello

28 de Agosto de 2009 22:34

Joaquim Pífano disse:

Amigo Kalhil,

Estou impressionado com a forma com fornecem (e sobretudo como "fabricam") as ceras para as ASF. Quando comecei a ler este poet fiquei surpreendido, pois sabia que as ASF não vivem em quadros (favos com caixilho de madeira) como as Apis, não estava nada à espera de o cerume lhes ser dado como se de alimento artificial se tratasse. Cada vez este blog tal como as ASF me "prende" mais a atenção e a curioside.
Parabéns e um abraço, JPifano.
O que é cera de Irapuá ???

29 de Agosto de 2009 06:21

Amigo Pífano, Irapuá é uma espécie de abelha sem ferrão que é considerada daninha, ela não poliniza as flores como as outras abelhas, simplesmente ela tora a base da flor colhe o néctar por essa base, só que isso é muito ruim para as plantas pois destrói as flores, ficando somente os ramos secos. Essa abelhas também tem comportamento pilhador junto as Jandaíras, já as vi algumas vezes entradando em conflito com algumas ASF em busca de furtar alimento. Dessa maneira sempre que encontro alguma colônia destruo para não atacar as flores e minhas abelhas. Como o mel dessa abelha não é comestível, aproveita-se pelo menos a sua cera que pode ser fornecido as outras ASF. Pelo Nordeste elas são muito fáceis de encontrar, tem aos montes, são muito resistentes.
Na falta pode-se usar a cera das próprias Jandaíras misturadas com a da Apis. É até melhor pois aceitação e mais rápida.
tamandua disse...
Olá Kalhil, sou de Curitiba-PR.Antes de mais nada parabéns pelo blog.Então, fiz a cera artificial p/ minhas mandaçaias, mas fiquei c/ algumas dúvidas se fiz o procedimento certo pq ñ ficou muito parecida com a que vc fez.Ficou bem escura.Tem um ninho de irapua numa árvore atrás da minha casa, foi delas que eu peguei a cera.Minha duvida é de qual parte do ninho eu tenho que pegar a cera??Como eu ñ quero destruir esse ninho eu só "raspei" aquela bola que elas fazem e caiu um pouco de cera e foi essa que eu usei.Parece um batume. Essa pode ser usada? ou tem que ser cera de partes mais internas do ninho??

vlw,
12 de Setembro de 2009 12:01
Excluir
Blogger
Kalhil Pereira disse...
Você deve está coletando batume e não o cerume, o batume é a mistura de própolis com barro, já o cerume é a mistura de cera das abelhas e resinas, o ideal é a cera mais interna, essa externa não serve.
Eu tenho algumas bolotas de cera, se quiser posso te mandar bastante. Vc paga somente as despesas de remessa. vai ser bom para vc pois vai saber qual é a cera que estou falando.
att,
Kalhil
Mossoró-RN
www.meliponariodosertao.blogspot.com
14 de Setembro de 2009 14:55

6 comentários:

  1. Olá amigo, fornecer cera realmente poupa trabalho às abelhas e creio que seja imprescindível quando da divisão de colônias, principalmente nas "colônias filhas". As abelhas da foto são as famosas Mandaçaias né? Eu sempre pensei que a Mandaçaia, tal qual Uruçu, precisasse de um meio mais úmido... Pelo visto elas se dão bem na sua região.
    PS - ainda não mandei o e-mail mas logo mandarei para obter informações sobre os discos de cria. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Amigo Kalhil,

    Estou impressionado com a forma com fornecem (e sobretudo como "fabricam") as ceras para as ASF.
    Quando comecei a ler este poet fiquei surpreendido, pois sabia que as ASF não vivem em quadros (favos com caixilho de madeira) como as Apis, não estava nada à espera de o cerume lhes ser dado como se de alimento artificial se tratasse.
    Cada vez este blog tal como as ASF me "prende" mais a atenção e a curiosidade.
    Parabéns e um abraço
    JPifano

    O que é cera de Irapuá ???

    ResponderExcluir
  3. Olá Kalhil, sou de Curitiba-PR.Antes de mais nada parabéns pelo blog.

    Então, fiz a cera artificial p/ minhas mandaçaias, mas fiquei c/ algumas dúvidas se fiz o procedimento certo pq ñ ficou muito parecida com a que vc fez.Ficou bem escura.

    Tem um ninho de irapua numa árvore atrás da minha casa, foi delas que eu peguei a cera.Minha duvida é de qual parte do ninho eu tenho que pegar a cera??
    Como eu ñ quero destruir esse ninho eu só "raspei" aquela bola que elas fazem e caiu um pouco de cera e foi essa que eu usei.Parece um batume.
    Essa pode ser usada?
    ou tem que ser cera de partes mais internas do ninho??

    vlw,

    ResponderExcluir
  4. Você deve está coletando batume e não o cerume, o batume é a mistura de própolis com barro, já o cerume é a mistura de cera das abelhas e resinas, o ideal é a cera mais interna, essa externa não serve.

    Eu tenho algumas bolotas de cera, se quiser posso te mandar bastante.

    Vc paga somente as despesas de remessa. vai ser bom para vc pois vai saber qual é a cera que estou falando.

    att,

    Kalhil
    Mossoró-RN
    www.meliponariodosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi sou de tamandaré/PE eu queria saber como e que eu faço pra conseguir uma comeia de Jandaíras eu tenho uma de Irapuá mais não pode utilizar o mel delas porque faz mal eu cuido delas porque não tem outro tipo de abelha nativa sem ferrão aqui que eu tenha visto ai eu so fico as obiservando e por essa razão que eu queria que alguen fale como e que eu faço pra arrumar uma colmeia de jandaíras

    ResponderExcluir
  6. oi eu moro em tamandaré/pernambuco eu queria saber como e que eu faço pra conseguir abelhas sem ferrão minha preferencia era as Jandaíras eu tenho uma colmeia de irapuá mais não da pra consumir o mel pois e tóxico e por esse motivo que eu queria uma colmeia de jandaíras por favo alguem me diga como e que eu faço para adquirir elas

    ResponderExcluir

Comentário aqui: