terça-feira, 18 de agosto de 2009

Caixa Nordestina X Caixa INPA (qual a melhor???)

Uma da primeiras dúvidas de quem vai criar Jandaíras ou outras meliponas é em qual caixa criar as abelhas. Qual é a melhor caixa??? Modelo INPA??? Modelo Nordestina??? Caixa rústica???

Na verdade, existem muitos outros tipos de caixas (Modelo Maria, Modelo PNN etc), cada uma com suas peculiaridades, mas na minha pequena visão de meliponicultor falarei apenas das caixas que utilizo nos meliponários que administro, até porque não poderia falar dos outros modelos sem utilizá-los, observando assim suas vantagens e desvantagens.

O sertanejo, como todo homem inteligente, tem a mania de aprender e copiar aquilo que ele vê na natureza, a caixa modelo nordestina para Jandaíra surgiu assim, dessas observações do próprio homem do campo.

(imburana na natureza do Sertão, época de seca)

Na Caatinga, as Jandaíras são quase sempre encontradas ou em ocos das árvores da Imburana ou da Catigueira e pela própria características desses habitat, geralmente compridos e apertados, o caboclo acabou copiando e desenvolvendo a caixa para as abelhas da maneira que ele as via na Natureza, comprida e apertada.

(curtiços rústicos de Jandaíra feitos no próprio pau da Imburana)

Eu mesmo ainda tenho, junto ao meliponário rural de Taboleiro Grande, uma grande variedade de curtiços rústicos bem antigos, reconheço que o manejo nesse tipo de caixa não é o dos melhores, principalmente pela dificuldade que as abelhas passam para vedar todas as brechas deixadas durante as inspeções, fora que a colheita de mel é muito difícil pois não há como separar a melgueira do ninho, pois tudo é junto num compartimento único.

Ainda as mantenho apenas por uma questão de carinho e lembrança do início da atividade.

(caixas Modelo Nordestina acima e curtiços rústicos na prateleira de baixo)


Como tudo na vida evolui e cresce, conheci a caixa Nodelo Nordestina, que nada mais é do que um curtiço rustico melhorado, mais acabado e com fechamento através de parafusos ou mesmo com travas de pressão. Essa caixa tem as mesmas desvantagens da caixa rústica.

Sua única vantagem é a evolução de ter uma pequena tábua separando o ninho da melgueira, com dois compartimentos independentes.

(caixa modelo Nordestina)

Com a evolução e o crescimento da atividade, caixa modelo Nordestina que foi alterada, a caixa foi modificada para permitir a separação da melgueira do ninho, manejo esse que facilita muito o trabalho do meliponicultor, pois os compartimentos passam a ser independentes não sendo mais necessário abrir o ninho e estressar ainda mais as abelhas durante as inspeções ou colheita de mel. Abaixo o modelo da caixa com sua medidas.

(caixa modelo Nordestina modulada para Jandaíra)

Por último, o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveu uma caixa (que leva o seu nome) para a criação de meliponas na região Norte do Brasil, principalmente a uruçu cinzenta/Tiúba (melipona Faciculata) e a uruçu verdadeira (melipona scutelaris).

Porém, a caixa inicialmente desenvolvida por aquele órgão era muito grande para Jandaíra, pois as meliponas acima tem populações e ninho bem maiores que a da Jandaíra, dessa maneira, como eu gostei muito dessa caixa, principalmente pela evolução no manejo que ela representa, passei a adotá-la em meu meliponário, contudo, com dimensões reduzidas.

(caixa Modelo INPA para Jandaíra)

(Caixa INPA na Prateleira no Meliponário Rural)

No começo quando passei a usá-la, ela era maior, mas passei a usar recentemente o modelo acima informado, pela grande facilidade que proporciona no dia dia. O certo é que não tenho preferência entre as duas caixas, tanto a Nordestina Modulada quanto a INPA para Jandaíra são muito boas para o manejo.

Mas tenho usado a primeira para produção de mel, e a segunda para multiplicações de minhas matrizes, pois na segunda caixa existe a possiblidade de diminuir ou aumentar o espaço utilizado pelas abelhas e esse "pequeno grande" detalhe ajuda e muito no controle de temperatura da colónia, pois nas colónias jovens temos que reduzir o espaço utilizado para aumentar a temperatura interna da caixa, ajudando assim a colónia a crescer de forma mais rápida.

Assim sendo, recomendo o primeiro modelo para produção de mel e o segundo para as multiplicações das colónias matrizes.

att,

Mossoró-RN, 18 de agosto de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
---------------------------------------------

Anônimo disse...

Olá amigo, ainda não tive tempo de lhe mandar um e-mail para pedir mais informações sobre a comercialização de discos de cria, o meu tempo está curto, mas logo mandarei um e-mail.
Gostei desses "toques" que vc forneceu sobre as caixas, e só utilizamos o modelo nordestino por ser de mais fácil confecção, mas a INPA tbm se mostra, pelo que vc diz, bastante interessante.
Acho que nessa região de vcs, como no Maranhão coma Tiúba, vcs utilizam os troncos ao natural como criação rústica, mas não sei se vc conhece a região norte do meu estado, em que eles gostam de uitlizar o fruto de uma corcubitácea chamada de "cabaça", e foi por meio de duas dessas que começei a minha criação.
Abraços e até mais.

Fco. Mello

19 de Agosto de 2009 22:10


Fico Feliz que tenha gostado, as duas caixas são muito boas, mas a INPA tem essa grande vantagem de redução ou aumento do espaço, o que é fundamental para quem pensa em crescer sempre rápido e com colónias de qualidade.

Depois me mande o e-mail sim, estou com belos discos para enviar para ti.

att,

Kalhil Pereira


Alves disse...

prabéns pelo trababalho, é de muito bom gosto, sucesso (Alves Neto - Gama-DF).

20 de Agosto de 2009 00:26


Obrigado Alves.

att, Kalhil

5 comentários:

  1. Olá amigo, ainda não tive tempo de lhe mandar um e-mail para pedir mais informações sobre a comercialização de discos de cria, o meu tempo está curto, mas logo mandarei um e-mail.
    Gostei desses "toques" que vc forneceu sobre as caixas, e só utilizamos o modelo nordestino por ser de mais fácil confecção, mas a INPA tbm se mostra, pelo que vc diz, bastante interessante.
    Acho que nessa região de vcs, como no Maranhão coma Tiúba, vcs utilizam os troncos ao natural como criação rústica, mas não sei se vc conhece a região norte do meu estado, em que eles gostam de uitlizar o fruto de uma corcubitácea chamada de "cabaça", e foi por meio de duas dessas que começei a minha criação.
    Abraços e até mais. Fco. Mello

    ResponderExcluir
  2. Fico Feliz que tenha gostado, as duas caixas são muito boas, mas a INPA tem essa grande vantagem de redução ou aumento do espaço, o que é fundamental para quem pensa em crescer sempre rápido e com colónias de qualidade.

    Depois me mande o e-mail sim, estou com belos discos para enviar para ti.

    att,

    Kalhil Pereira

    ResponderExcluir
  3. prabéns pelo trababalho, é de muito bom gosto, sucesso (Alves Neto - Gama-DF)

    ResponderExcluir
  4. Amigo,sou novo nessa arte de criar abelhas nativas.Estou iniciando uma criação de jandaira,cupira e moça-branca,em São João do cariri,Paraíba.Como o próprio nome já diz,fica localizado no cariri paraibano.Eu ustou visitando os blogs para adquirir mais experiência,gostei muito do seu blog.Pois tem me tirado muitas dúvidas,um abraço.PAULO ROMERO,SÃO JOÃO DO CARIRI,PARAIBA.paulo_farias1973@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá kalhil,

    Estou querendo começar uma criação de abelhas, e encontrei duas colônias aqui em minha casa, mas como não tenho conhecimento sobre as espécies, eu poderia lhe mandar umas fotos das mesmas para que você me desse uma orientação de como atrair e qual seria a melhor caixa?

    Fico no aguardo,

    Marcelo Hora

    marcelohora.souza@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentário aqui: