sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Menor Abelha do Mundo


Vocês conhecem a Remela? Também conhecida como Lambe-olhos é uma das menores abelhas do mundo. Da família das leurotrigonas, é uma abelhinha muito pequena e de população muito reduzida. A média populacional gira em torno de 50 a 100 abelhas adultas. Tudo nessa espécie é pequeno, a iniciar pela sua caixa que não cabe facilmente na minha mão. O furinho de entrada é tão minúsculo que nem as formigas tem acesso ao ninho.

Os potinhos de pólen são pouco maiores que o polegar do meu dedo. De tão pequenas, fica até dificil pra mim que não tenho uma máquina fotográfia profissional tirar uma foto de qualidade. Sua postura é igual a das abelhas moças-brancas, fazem uma espécie de cacho de uva muito bonito e sensível.

Um fato curioso nessas abelhas é a sua grande capacidade de enxamear, já ouvi relatos de meliponicultores encontrarem vários enxames dessa espécie numa mesma área. Esse fato se deve ao seu tamanho reduzido, o que facilita a nidificação em praticamente qualquer lugar.

Por ser pequena é praticamente impossível a sua localização na natureza, na grande maioria das vezes a captura é feita atráves de ninhos-iscas ou mesmo pelo encontro casual na mata. É o mimo de qualquer meliponicultor que ama o que faz, criar um enxame desses é com cuidar de um récem nascido. Tudo aqui é delicado e frágil. 

Essa é a meliponicultura com suas mais varias espécies de abelhas sem ferrão, é tanta a diversidade de cores, tamanhos, sabores de mel e pólen que fica difícil a gente não se apaixonar.
att,
Mossoró-RN, em 05 de agosto de 2011.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. Olá Kalhil. Olha, realmente tiro o chapéu para o seu blog. O seu blog é um dos mais completos em termos de meliponicultura, e vc um colecionador e tanto de espécies as mais variadas. E conheço essa abelha de uma forma mais, digamos, direta, pois quando garoto, nas férias no sertão, senti o incômodo de ter um inseto nos olhos, o que pensava, à época, que se tratava de algum mosquito e na realidade era essa pequena abelha, que parece ter predileção por partes úmidas dos animais, e no caso humano os olhos são os mais vulneráveis. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito contente em saber que ainda existe pessoas igual voçê que conhece e cuida desse peequeno e valioso tesouro da natureza, lembrei dos meus tempos de garoto na roça, Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você vende colmeia de abelhas lambe olhos?

    ResponderExcluir

Comentário aqui: