terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Beleza da Uruçu Amarela (melipona rufiventris)


Da família das Uruçus, podemos dizer que ela é tão produtiva e populosa quanto a sua irmã, a Verdadeira. A Uruçu Amarela, também conhecida cientificamente com melipona rufiventris é, sem sombra de dúvida, uma das abelhas mais bonitas do mundo.


Podendo chegar facilmente na casa das 5 mil abelhas tem grande capacidade produtiva. A Uruçu amarela é uma das espécie que pode levar a meliponicultura a níveis comerciais na produção de mel e polén. A sua raridade, tanta na natureza quanto na meliponicultura racional, tem elevado os custos de aquisição de novas matrizes, mas mesmo assim é uma das espécies viáveis com grandes possibilidades, principalmente para divulgação da atividade, pois sua beleza chama muito atenção. Quem não gostaria de ter uma linda abelha dessa enfeitando o seu belo jardim???

Mas não é só a beleza que faz a diferença nessa abelha, em áreas de boa florada tem grande capacidade produtiva, chegando facilmente na casa dos 10kg de mel/ano. Uma coisa que pude perceber é que são mais agressivas, costuma beliscar com muito mais frequência do que a verdadeira. Mas também não poderia ser diferente, com diz o poeta, a beleza sempre vem acompanhada de um temperamento forte.

Pesquisas recentes tem mostrado muita coisa interessante sobre a família rufiventris, até agora já foram catalogadas mais de 13 subespécies, o que mostra que ainda há muita coisa a se descobrir sobre essas abelhas que chamam tanta atenção.

Minhas poucas matrizes tem mostrado a sua força, graças aos meus cuidados as abelhas no meu meliponário vivem uma vida de hotel, sempre bem alimentadas estão em ótimas condições para novas divisões. Quem deseja praticar uma meliponicultura de qualidade deve manter sempre boas matrizes como essa abaixo. Seus discos são de uma beleza ímpar.


Mesmo diante de tamanha beleza, essas abelhas tem uma grande diferença com a Uruçu verdadeira, a uruçu amarela é extremamente dependente de mata verde e praticamente não se adapta em regiões onde a umidade é muito baixa, como a da caatinga por exemplo. É tão verdade que as minhas amarelas são mantidas no litoral e são sempre bem alimentadas, se levadas para o interior pereceriam com facilidade.


Estou alimentando pois pretendo dividir os enxames no final do mês de agosto, esse alimentador que tem a capacidade de 300ml é consumido em menos de uma hora, essa quantidade é apenas um lanche rápido para elas, mas que ajuda muito se fornecido com certa regularidade.

Diante de tamanha diversidade de espécie de abelhas sem ferrão fica muito difícil escolher a mais bela, mas certamente a uruçu amarela está no topo dessa lista. Acho que ninguém resiste a essa moça de corpo dourado e olhos verdes tão intenso.

att,

Mossoró-RN, em 02 de agosto de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

6 comentários:

  1. Olá Kalhil. Primeiro quero lhe dar parabéns pelo nascimento do seu filho. É uma experiência e tanto. E segundo, lhe parabenizar pelas belas fotos dessa abelha que realmente é algo muito peculiar, poderia ser tida como a rainha das melíponas, tamanha a beleza e produção. E já tive uma experiência com a uruçu scutellaris. No mais, um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho !! Eu também trabalho com abelhas (Melipona rufiventris)a Uruçu verdadeira, utilizando o hormônio juvenil III na determinação de castas, vendo a procedência deste para uma maior produção de rainhas! Vou deixar meu e-mail aqui, caso sua em sua empresa ofereça estágio nas férias, tenho interesse! Obrigado, Matheus Lacerda.

    E-mail : matheus.viana@ufv.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo site !! Trabalho com Melipona rufiventres (verdadeira).Estudo o efeito do Hormônio Juvenil na determinação de castas nesta espécie. Gostaria de saber se sua empresa oferece estágio? Vou deixar meu e-mail para termos contado.Desde já, obrigado.
    Matheus Lacerda

    E-mail: matheus.viana@ufv.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bonitas!
    estou a fim de um enxame!
    tem como transportar para o cep 98900-000?
    le.lon@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola! me chamo paulo sou de granja no ceara tenho um pequeno meliponario.as suas loirinhas sao lindas.sou apaixonado pelas jandairas .gostaria de trocar ideias com tigo . meu e-mail e pauloanderson1705@gmail.com brigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho um pequeno meliponário e crio uruçu cinzenta. Moro no recôncavo baiano e aqui a umidade é bastante alta. Gostaria de adquirir uma colmeia de uruçu amarela. Como faço? (75) 99122-4992

    ResponderExcluir

Comentário aqui: