segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Meliponicultura: Legal ou clandestina?

Muita gente, as vezes sem intenção, acaba escrevendo abobrinhas na internet sobre muita coisa, com a meliponicultura não é diferente, principalmente sobre a legalidade da atividade. Certa vez li num blog, que por sinal era de um biólogo, onde o mesmo relatava que o nome “pomposo” atribuído a essa nova atividade era estratégia de marketing e nada tinha a acresentar a natureza. Por fim, o autor comparava atividade da Meliponicultura com práticas criminosas realizadas por um meleiro que tinha derrubado uma árvore para capturar uma suposta colônia de Jataí.

Começa por aí a primeira e fundamental diferença entre meleiro e meliponicultor. Meleiro é quem, de forma indiscriminada, vai a mata e retira o mel das abelhas apenas no intuíto de consumí-lo ou comercializá-lo, sem se preocupar com o destino final das abelhas. Essa prática é criminosa é altamente criticada por todos os amantes das abelhas nativas, mas isso não é meliponicultura.

Meliponicultor é aquele que cria, de forma racional, as abelhas sem ferrão no intuito de contribuir com a natureza através do trabalho diário das abelhas, colhendo os frutos (mel e novos enxames) da atividade de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente. Na grande maioria dos casos, nem renda com atividade tem, pois o mais importante pra esses criadores é o prazer que a atividade diária com esses insetos tão especiais proporciona.

A meliponicultura é hoje uma atividade regulamentada, LEGAL e estimulada por diversos órgãos ambientais e instituições de pesquisa do Brasil. A título de exemplo a Embrapa possui diversos estudos sobre a sustentabilidade e importância da atividade para agricultores de baixa renda.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução nº 346/2004 disciplinou a utilização das abelhas nativas, bem como a implantação de meliponários no Brasil. Atualmente, é permitido aos criadores Cadastros junto a autoridade federal competente (IBAMA) a comercialização de enxames, dos produtos e subprodutos oriundos das abelhas sem ferrão.

Enfim, meliponicultura não é marketing, como algumas pessoas pensam, nem muito menos clandestina. Meliponicultura é atividade nobre, respeitada, importante para a natureza, pois contribui de forma significativa para a preservação e difusão do conhecimento sobre as abelhas nativas, tão ameçadas.

A Meliponicultura é uma das poucas atividades no mundo que se encaixa nos quatros grandes eixos das sustentabilidade. É geradora de impacto ambiental positivo, é economicamente viável, é socialmente aceita e culturamente importante pela proposta educacional que desempenha.

Através de nossas praticas racionais todos os dias centenas de novas colônias de abelhas sem ferrão são geradas. Dessa maneira contribuímos para perpetuação de nossas matas, pois além da produção de mel, as abelhas realizam um trabalho muito maior que é o da polinização. Por isso se você deseja ser meliponicultor inicie na atividade sem medo de ser feliz, espere por momentos prazerosos e encantadores. Aprecie sem moderação.

Attt,

Mossoró-RN, em 14 de agosto de 2011.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

8 comentários:

  1. Olá amigo. Tudo bom? Realmente essa resolução do Conama veio a reconhecer a meliponicultura como atividade, mas, acho que ainda existe um empecilho com relação ao chamado Código de Normas e Posturas de municípios que tornam não-possível qualquer criação de animais no chamado perímetro urbano, onde a simples criação de um galo torna-se ilegal, sob esses aspectos. Mas, outro dia li uma postagem no blog da AME-RIO dando conta de que Porto Alegre criou uma legislação própria, beneficiando a meliponicultura. Quer dizer, é uma luz no fim do túnel, vinda de um estado (RS) que é já tem um histórico abrangente na apicultura. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do seu blog, sou leitor diário pois o amigo está sempre a relatar novas informações sobre a meliponicultura, parabéns por seu trabalho junto as abelhas sem ferrão.

    Grande Abraço,

    João Macêdo
    Limoeiro do Norte-CE

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado a todos pelas visitas, nosso blog está sempre a disposição para os amantes das abelhas sem ferrão.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  4. Legal os Clandestina? conservadorista....

    Não comentou mais sobre o curso em Mossorô... ainda vai acontecer?

    ResponderExcluir
  5. Kalhil...
    simplesmente magnifica sua postagem!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Kalhil...
    perfeito esta postagem!
    Vc é meu idolo cara! Att

    ResponderExcluir

Comentário aqui: