segunda-feira, 30 de maio de 2011

O encanto das flores da "Malva Branca"

Há dias que venho acompanhando as minhas abelhas pela manhã bem cedo, basta o sol clarear os primeiros raios de luz que as abelhas saem de suas casinhas em busca de alimento. Em pouco tempo já retornam com grande quantidade pólen e néctar.

Apenas para mostrar o que estou falando essa manhã retirei uma colônia do lugar e deixei que as abelhas fossem se acumulando no beiral do telhado. Não demorou muito e foi possível observarmos a grande quantidade pólen nas corbículas das Jandaíras.

(clique nas fotos para ampliar)

Apenas uma dúvida me passava pela cabeça, que polén é àquele? Esperimentei, cheirei, olhei, mas no fim não consegui identificar. No próximo fim de semana vou coletar um pouco desse pólen para enviar para análise. Só assim vou saber que polén tão abundande é esse. 


O polén eu não sei de onde está vindo, mas o néctar esse é fácil, vem da floração intensa da Malva-Branca. Eu já falei dela no passado, para ver basta acessar o endereço  seguinte: (http://meliponariodosertao.blogspot.com/2010/05/jandaira-e-flor-da-malva-um-caso-de.html), sempre pra mim foi uma das florações mais apreciadas pelas abelhas sem ferrão, na verdade, por todos os insetos coletores de néctar, pois não vejo só as abelhas nessa pequena flor, há de tudo, de vespídeos a diversos tipos de moscas.

Uma grande surpresa foi observar a beleza da Mandacaia nas suas flores, essa abelha se parece muito em termos de manejo com as jandaíras. A cada dia aumenta a minha admiração por esse inseto, suas vívidas listras amarelo-ouro são de um encanto imprecionante.  

As Jandaíras não ficam para trás, coletam néctar de maneira muito paciente. Uma curiosidade é observar que a Jandaíra só passa de galho para outro somente após passar em todas as flores. Comparando-as com as européias são muito mais eficientes em termos de coleta, pois são muito mais rápidas.


O problema é que elas não estão sozinhas, na natureza há sempre predadores naturais a postos para capturar alguma abelhinha desprevenida, essa por exemplo não teve sorte e serviu de café da manhã dessa espécie de barbeiro. 

Felizmente, há grande maioria sobrevive e consegue levar para casa o seu alimento de cada dia. As abelhas, através do seu trabalho diário, contribuiem de maneira especial para continuação da vida. O trabalho de polinização realizado por esses insetos é um dos responsáveis pela manutenção das condições de sobrevivência na terra. 

Por isso devemos criá-las e protegê-las. Muitas vezes na correria da cidade grande não temos tempo para Parar alguns minutos e apreciarmos a beleza do trabalho das abelhas que só nos fazem bem. Como dizia o Monsenhor Huberto no seu diário-livro "Abelha Jandaíra", são exemplo de vida e previdência, com elas me sinto mais perto do criador.
att,
Mossoró-RN, em 30 de maio de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Olá amigo kalhil, que bela postagem. Aqui em SPP-RN a malva está iniciando a floração e as abelhas estão crescendo rapidamente. Em breve estarei ti enviando um e-mail para tirar algumas dúvidas. Um abraço, João Paulo - Meliponário Campos Verdes.

    ResponderExcluir
  2. Prezado João, pode merguntar, se eu souber te respondo com o maior prazer.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: