quarta-feira, 25 de maio de 2011

Rivan Fernandes, Coração de Meliponicultor

Esse fim de semana fui a Natal-RN e no retorno a Mossoró passei em Macaíba, cidade da região metropolitana da capital, para conhecer mais um amigo meliponicultor. Trata-se do simpático Rivan Fernandes, 2º Sargento da Polícia Militar do RN que nas horas vagas é criador de abelhas sem ferrão e responsável pelo blog www.meliponariodolitoral.blogpost.com, antigo meliponário coração de meliponicultor.




Antes de conhecer o refúgio das abelhas o Rivan, profundo conhecedor da história da sua região, nos levou a um dos belos pontos históricos de Macaíba que nos chamou bastante atenção principalmente pela beleza do lugar. Trata-se do Solar Ferreiro Torno uma antiga fazenda de cana-de-açúcar do século XVII que pertenceu ao Capitão Francisco Rodrigues Coelho, um dos fundadores da antiga vila de Coité, primeiro nome de Macaíba.




Nesse lindo lugar foi erguido, à época, o engenho Potengí, o 2º da Capatania hereditária do Rio Grande do Norte. O lugar, ainda muito bem preservado, é rodeado por lindas palmeiras imperiais com resquícios de mata atlântica. Guarda consigo muita História e magia, a fazenda era um espécie de entreposto comercial e possuía muitos escravos. Para saber mais sobre o assunto acesse: http://www.historiaegenealogia.com/2010/04/solar-ferreiro-torto.html




Fiquei a imaginar como deveria ser ter vivido naquele difícil período imperial, caminhando na velha e fechada trilha da onça encontramos muitas abelhas canudos que trabalhavam de maneira incansável, o único problema era a obrigação de ficar atento ao chão para evitar o contato com as maleditas folhas de ortiga, quem já sofreu uma queimadura dessa planta sabe o quanto dor incomoda.


(Eu, Shyrliane, Maria Eduarda e Heitor (dentro da barriga da mãe))






Logo em seguida fomos direto a residência do Rivan, o lugar é muito agradável e possui abelhas Jandaíras espalhadas por muitos lados, me senti em casa, pois o meu meliponário não é muito diferente. Um riqueza foi observar um poço d'água artesiano com 60 metros de profundidade que mina água 24 horas por dia sem precisar de nenhum tipo de bomba. Isso pra quem é sertanejo é um presente de Deus.










A Rivan possui Jandaíras nas mais variadas caixas, a grande maioria é fruto de processo de multiplicação pelo processo 2:1 com ninho todo, essa é uma técnica diferente de multiplicação de enxames convencional, pois, como sabemos, a divisão 2:1 é a retirada de alguns discos de uma caixa e doação de campeiras de outras. Só que o Rivan tira tudo, ou seja, ele literalmente arranca todo o ninho de uma caixa, deixando-a sem nenhuma postura.










Segundo o Rivan desse jeito é muito mais eficiente pois assim não riscos de falta de princesas, pois há abelhas em todas as fases de cria, desde pupas a ovos de postura recente.

Eu confesso que fiquei bastante interessado pela técnica, pois ao revisar algumas caixas do Rivan pude constatar a rápida recuperação das colônias que tinham seus discos de cria retirados. Vou testar e quem sabe passe a usá-la rotineiramente.










A visita foi muito prazerosa, tive a aportunidade de ver a beleza da Jandaíra mais uma vez nas flores do mutre, que por sinal, é um planta melífera muito procurada por todas as abelhas com e sem ferrão. Uma ótima opção para pasto apícola.






O contato direto com outros meliponicultores é muito importante para quem deseja está sempre aprendendo e se reciclando, pois cada um guarda consigo algum conhecimento específico, como sempre estou a aprender com meus amigos dessa vez não foi diferente, o Rivan me ensinou uma excelente técnica de reaproveitamente de cerume, muito fácil e prático de fazer que em breve estarei postando aqui no blog.






Infelizmente, devido ao prolongar do tempo tinhamos que partir, sai de lá com dois presente, um colônia de moça branca e um muda de moringa que minha esposa esqueceu sem querer. Confesso que fiquei com vontade de retornar. Muito em breve voltarei a reencontar mais uma vez o amigo Rivan, criador de abelhas sem ferrão em Macaíba-RN. Já na estrada, ao nos aproximarmos do pico do cabugi, um dos pontos mais bonitos do RN tivemos uma rara oportunidade de apreciar esse belo por do sol que nos guiou ao nosso destino de volta a Mossoró. 




Att,


Mossoró-RN, em 25 de maio de 2011.




Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Ola amigo,

    como seria essa técnica de divisão?

    ele remove tudo e deixa apenas a rainha com as abelhas, usa abelhas de outra caixa?

    ResponderExcluir

Comentário aqui: