segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maturação do Mel das Abelhas Nativas

Segue abaixo, interessante resumo de um trabalho sobre processo de maturação do mel das abelhas sem ferrão, a íntegra pode ser acessada no link: http://www.xibla.com.br/PDF/Murilo%20Drummond'.pdf


Maturação do mel de abelhas nativas sem ferrão: novo panorama de consumo no mercado gastronômico Drummond, M.S

Universidade Federal do Maranhão/Departamento de Biologia, Av. dos Portugueses, Campus do Bacanga, 65.0066-300, Tel: (98) 3301-8543; murilosd@uol.com.br.

Resumo: O mel das abelhas nativas sem ferrão (ou natmel) vem crescentemente despertando interesse no mercado consumidor, apesar da barreira que dificulta a sua comercialização em função do seu alto teor de água, o qual torna o produto instável em prateleira. Uma tecnologia de conservação desse tipo de mel, denominada de maturação, vem sendo experimentada há 9 anos em 19 comunidades rurais do nordeste do Maranhão, Brasil. As análises físico-químicas e microbiológicas, que vem sendo realizadas periodicamente, vem atestando a eficácia do processo. Teste de aceitação do consumidor em feiras e mercados tem mostrado que o produto vem conquistando cada vez mais adeptos da linha gastronômica. Embora o processo valoriza a agricultura familiar, um protótipo de maturação industrial está sendo desenvolvido para atender a demanda cada vez mais crescente para este tipo de mel.

Palavras-chave: Abelhas nativas sem ferrão, conservação do mel, tecnologia de maturação, gastronomia, Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: