terça-feira, 17 de maio de 2011

Novas Informações sobre o 1º Curso de Meliponicultura de Mossoró-RN


(da esquerda para direita, Kalhil Pereira, Paulo Menezes e Márcio Pires)

Ontem à noite, na residência do amigo Paulo Menezes traçamos os primeiros passos para 1º Curso de Capacitação em Meliponicultura da Cidade Mossoró-RN. Na oportunidade entreguei ao amigo duas colônias de Mandacaia recebidas por mim vindas da Bahia pelo amigo e Meliponicultor Márcio Pires.

Ainda não temos uma data específica, mas será em breve, estamos estudando uma sexta e sábado, ficando o domingo reservado para a viagem de volta dos participantes que vierem de outras cidades. Haverá uma ampla divulgação tanto nos blogs, quanto em outros meios de comunicação. Ficou definido que esse primeiro evento será algo inicialmente pequeno, com um 1ª turma de no máximo 20 alunos.

A parte prática será realizada no lindo espaço do Meliponário Menezes e a teórica ainda a ser definida (UFERSA, UNP, SEBRAE etc). O curso terá 12 módulos, 6 de parte teórica e 6 de parte prática que serão distribuídos da seguinte maneira:

Parte teórica

I - História da Meliponicultura em Mossoró-RN e o seu Pioneiro Padre Huberto;
II- Principais espécies de Abelhas sem Ferrão do Rio Grande do Norte;
III-Diferenças entre Apis melifera (africanizada) e os meliponíneos;
IV-Tipos de caixa racional e a identificação das espécie pela entrada;
V- Aspectos biológicos das abelhas sem ferrão, tipos de ninhos e posturas, hábitos de nidificação natural e reconhecimento de castas (rainhas, operárias e zangões);
VI- Alimentação arficial, receitas para substituição de néctar e polén; e
VII-Análise sensorial do mel da abelha Jandaíra.
(Encerramento com exibição de vídeo curso de meliponicultura)

Parte prática

I - Material para prática da meliponicultura;
II- Transferência de enxame natural para caixa racional;
III-Processo de multiplicação de enxames em caixa racional;
IV-Inimigos naturais e os forídeos, como combatê-los;
V- Manejo de revisão mensal, o que se observar; e
VI-Casa do Mel, boas práticas de colheita e conservação.

O curso será, inicialmente, todo ministrado por mim e pelo Paulo, nós já trabalhamos com capacitação em meliponicultura há vários anos e isso nos credencia a um bom nível de ensino, todavia, vamos fazer alguns convites a estudiosos na área no intuito de enrriquecer ainda mais o nosso trabalho.

Eu não tenho dúvidas, serão dois dias ricos em informações sobre a meliponicultura. Esse é um projeto piloto, mas acredito que pode se tornar, pelo nível de meliponicultura que praticamos, um excelente evento na agenda anual da atividade no Estado.

att,

Mossoró-RN, em 17 de maio de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

7 comentários:

  1. Sem dúvidas, vocês têm toda autonomia para falar sobre o assunto, não apenas a nível de Estado. Gostaria muito de poder participar deste evento. Um grande abraço, João Paulo

    meliponariocamposverdes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado João, será um prazer recebê-lo durante o curso, tenho certeza que o amigo sairá daqui com bastante conhecimento.

    Venha mesmo! Logo logo iremos dar início as inscrições para o evento.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  3. Márcio,Umarizal-RN18 de maio de 2011 às 17:49

    Boa sorte Kalhil a você, e aos seus colaboradores nessa empreitada....

    ResponderExcluir
  4. Kalhil,com certeza este curso vai ser muito bom, organizado por você e pelo Paulo, não tem como ser diferente....
    Boa sorte,gostaria muito de participar.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Rivan disse:haja conhecimento um discipolo de Humberto Bruening, e um grande conhecedor das nossas abelhas SF Kalhil Pereira França vai ser um curso de alto nivel.Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Kalhil
    Saudações Federais!

    Presido a ACAOB, em Ouro Branco/RN, mas, na verdade, estou iniciando uma criação de Jandaíra. Sigo seu Blog e administro dois Blogs: Blog Genildo Medeiros e Apicultores Divino Espírito Santo (Blog seguidor do seu). Estou apaixonado pela meliponicultura. Uma pena residirmos tão distante de Mossoró, mas a internet aproxima todos, inclusive os criadores de abelhas. Acaso tenha apostila sobre criação de jandíra, favor no enviar no endereço: Rua prof. Maria de Lourdes, s/n, Ouro Branco/RN CEP 59.347 -000

    ResponderExcluir
  7. Prezado Genildo,
    Pena o amigo não poder participar, com relação a apostila, baixe a versão mais atualizada do livro do monsenhor huberto "A jandaíra", nele há uma espécie de apostila para criação racional da Jandaíra feita pelo Paulo Menezes, meu amigo e meliponicultor.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: