terça-feira, 10 de novembro de 2009

As tímidas e pequenas Iraís (Nannotrigona testaceicornis)

Elas são pequenas, bem pequenas, não chegam a produzir 300ml de mel/ano, frágeis e extremamente dóceis, a Iraí (Nannotrigona testaceicornis) é uma das abelhas sem ferrão mais tímidas e mansas da natureza.

(clique nas fotos para ampliar)

Nosso meliponário conta com apenas duas colônias dessas meninas, não temos interesse em ampliar a criação pois comercialmente falando não interessante aos nossos objetivos, pois quase não produzem mel e a comercialiação dessa espécie na nossa região não tem muito mercado.


Essa abelha é encontrada em muitos lugares do Brasil, principalmente em áreas urbanas por serem pequenas e conseguiram habitar os menores ocos, medem aproximadamente cerca de 3milimetros e do mesmo jeito que as meliponas, fazem potes de alimentos, contudo, bem pequenos para armazenar o pólen e mel.


Seu mel, mesmo sendo muito pouco, é bem doce, seu pólen é bem saboroso e é ácido.

São excelentes polinizadores e podem ser usadas em estufas comerciais para polinização de cultura de plantas de pequeno porte como o Morango etc.


O seu ninho é uma obra de arte, encoberto por diversas camadas de lamelas de cerume, é bem protegido, seu própolis é de excelente qualidade e pode ser facilmente processado para o consumo humano.

Os discos de cria são quase sempre construído em formato espiral, são da tribo das Trigonas e assim com as Apis, a formação da rainha é alimentar, constroem realeiras.


Tem população que varia entre 2.000 a 3.000 abelhas e se multiplicam com bastante facilidade. Basta serem estimuladas com alimentação arficial que rapidamente a postura da rainha é acelerada para a enxameagem.


Uma curiosidade dessas abelhas é fato encontrarmos sempre algumas dezenas de abelhas guardas na entrada, constroem um tubo de entrada bem comprido externamente. Esse tudo é feito de cera fina e maleável e toda noite é fechado para impedir a entrada de inimigos (formigas e outros incetos), é raro mas em algumas vezes elas podem estenderem esse tubo de entrada, chegando a mais de metro.


Entre as abelhas que possuímos, a Iraí é a que vai ao pasto mais tarde, geralmente seu tubo de entrada só aberto após as 7:00h, enquanto que as outras meliponas (jandaíra, uruçu, mandaçaia etc), saem por volta das 5:20h.

Contudo, esse fato não é problema por que a demora para sair é compensada pelo rítmo de trabalho diário, passam o dia trabalhando, a coleta de alimento é realizada durante todo o dia, bem diferente das outras meliponas que possuem um horário certo de coleta, paralisando sempre nos horários mais quente, elas não, quase sempre, mesmo no horário de maior calor, realizam o trabalho de maneira constante.

att,

Mossoró-RN, 10 de novembro de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. parabéns já to com um tempo que olho o seu blogger e já me ajudo ate dimais você pode me fala qual e as medida da caixa racional da abelha irai...

    ResponderExcluir

Comentário aqui: