quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As belas Jataís (Tetragonisca angustula)

Eu já falei delas, mas nunca é demais falar das Jataís (Tetragonisca angustula), essas pequenas abelhas são lindas por natureza, possuem o corpo pequeno (comparando-as as meliponas) e bastante colorido, seus olhos são de uma coloração magnífica.


Podem até ser pequenas, mas são bastante populosas, em colônias fortes podem alcançar mais de 20 discos de cria e podem chegar a facilmente na casa das 10.000 abelhas, uma de suas características mais interessantes é fato de encontrarmos sempre algumas dezenas de batedoras no pequeno e frágil tubo de entrada da caixa.


A Jataí produz o melhor própolis entra as abelhas sem ferrão, principalmente por não utilizar barro para a construção de batume de vedação da sua casa, na verdade, o seu própolis é pura resina, de uma consistência pegajosa e maleável muito cheirosa, o Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto, um dos maiores pesquisadores a respeito das ASF afirma que a Jataí é abelha que possui os hábitos higiênicos mais limpos da natureza.


Produz bastante pólen e seu mel possui sabor bem marcante, é meio azedinho, é bem peculiar, tem um sabor bem diferente de qualquer outro mel, pessoalmente não me agrada muito principalmente pelo fato de conhecer outros méis, em especial as meliponas que são bem mais agradáveis ao mel paladar.


Essas fotos foram tiradas nas roseiras da minha casa, aqui em nossa residência as roseiras são outras de nossas paixões, as Jataís as frequentam com muita regularidade, na verdade, praticamente não vejo outras abelhas, com exceção de algumas solitárias as polinizando.


É uma das abelhas mais fáceis de se capturar em ninhos-iscas (já falei sobre isso mês passado), principalmente se forem alimentadas para esse objetivo. Tenho no meu meliponário apenas 8 colônias que estão sofrendo processo de multiplicação e alimentação constante para acelerar o desenvolvimento.

Certa vez, durante uma conversa com alguns pesquisadores do INPA (Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia) fui informado que uma comissão de japoneses estava interessada em comprar de meliponicultores brasileiros 4 toneladas de mel de Jataí. O mel das Jataís é um dos méis mais potentes, pesquisas mostraram que o teor bactericida desse mel pode alcançar níveis até 20 vezes mais elevados que o mel comum
(apis melifera), já existem pesquisas na área biomédica que comprova a sua utilização tópica para tratamento de queimaduras e infecções graves, sabe o que os Japoneses conseguiram??? NADA!!!.

Simplemente por que os brasileiros não conhecem a importância de suas abelhas nativas e desprezam a sua criação, culpa da falta de políticas sérias para incentivo na área. Dessa maneira, o meliponicultor que seja crescer na área não encontra investimentos governamentais para isso. Depois reclamam dos alemães por terem tentado patentear a rapadura e dos americanos por terem tentado a mesma coisa com Acaí, são realmente coisas típicas do Brasil que a grande maioria não dá valor, mas lá fora eles sabem muito bem a importância de toda essa nossa diversidade.

att,

Mossoró-RN, 05 de novembro de 2009.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

__________________

Anônimo disse...
Caro KalhilEstou cursando Téc. Zootecnia e estou maravilhada com o seu blog e com a convicção de que a meliponicultura é uma benção. Gostaria de saber se você recebe estágiarios. Abraço e obrigado

Beth

Meliponário do Sertão disse...
entre em contato comigo por e-mail, recebo qualquer pessoa amante da meliponicultura (kalhil_p@yahoo.com.br ou 84 9150 2506), onde vc estuda, UFERSA???

att

Kalhil

4 comentários:

  1. Caro Kalhil
    Estou cursando Téc. Zootecnia e estou maravilhada com o seu blog e com a convicção de que a meliponicultura é uma benção. Gostaria de saber se você recebe estágiarios.
    Abraço e obrigado
    Beth

    ResponderExcluir
  2. entre em contato comigo por e-mail, recebo qualquer pessoa amante da meliponicultura (kalhil_p@yahoo.com.br ou 84 9150 2506), onde vc estuda, UFERSA???

    att

    Kalhil

    ResponderExcluir
  3. Caro Kalhil, estudo no IF Sertão Pernambucano Campus Floresta-PE. Espero ir aí em breve. A Instituição entrará em contato. Estou muito feliz na espectativa de conhecer seu trabalho e suas abelhas.
    Abraço
    Beth

    ResponderExcluir
  4. Muito bom amigo, parabéns pelo seu trabalho. tenho 20 caixas de uruçus em minha casa em Alagoas e sou fascinado por essas abelhas.Tenho também trés enxames de uma espécie bem pequena conhecida em minha região como mosquitinho mas, já pesquisei bastante na internet e não encontrei nenhuma referencia sobre esta espécie. Quem sabe você pode mim ajudar a indentifica-las.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: