segunda-feira, 4 de maio de 2009

Especial - Abelhas sem ferrão - Uruçu


Durante todo o mês de maio estaremos escrevendo sobre as várias outras espécies de abelhas sem ferrão que existem e são criadas no Brasil todo, tendo em vista a grande diversidade de espécies não terei condições de escrever sobre todas, mas obordaremos as mais criadas no Brasil, principalmente no Nordeste.

Iniciaremos pela maior e mais produtiva de mel do Nordeste, a Uruçu, nomes populares são Uruçu verdadeira ou Uruçu Nordestina, conhecida científicamente por melipona Scutellaris.

Uruçu é uma palavra que vem do tupi "eiru'su", que nessa língua indígena significa "abelha grande", O nome "uruçu" está relacionado com diversas abelhas do mesmo gênero, encontradas não só no Nordeste, mas também na região amazônica. A tendência, porém, é a de reservar o termo "uruçu" para a abelha da zona da mata do litoral baiano e nordestino, que se destaca pelo tamanho avantajado (semelhante à Apis), pela produção de mel expressiva entre os meliponíneos e pela facilidade do manejo.
Essa abelha é uma das maiores meliponas que o Brasil possui, chega a produzir em regiões de boa florada cerca de 5 a 8 litros de mel ano.

Tipica da região de Mata Atlântica, é grande polinizadora de suas matas, vem já a muitos anos sendo dezimada de sua região nativa pelo desmatamento decontrolado e pela mão dos meleiros, mas ainda pode ser encontrada no Nordeste com certa facilidade, principalmente em Pernambuco, onde sua criação se dá com maior força.

Em Iguaraçu-PE, existe um dos maiores criadores dessa espécie, que por sinal é nosso amigo, o Sr. Francisco das Chagas, naquela cidade, cria mais de 700 colónias de Uruçu nordestina, pessoa maravilhosa e apaixonado pelas meliponas assim como a sua esposa, Dona Selma.
Sua história já foi até motivo de reportagem pela rede globo.
Kalhil Pereira França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: