quinta-feira, 7 de maio de 2009

Especial - Abelha Mandaçaia


A mandaçaia (Melipona quadrifasciata (Lepeletier)) é uma abelha social brasileira, da tribo Meliponini. A espécie mede de 10 mm a 11 mm de comprimento, com cabeça e tórax pretos, abdome com faixas amarelas e asas ferrugíneas. Constrói seus ninhos dentro de cavidades existentes nos troncos ou galhos das árvores. Também é conhecida pelos nomes de amanaçaí, amanaçaia, manaçaia e mandaçaia-grande.

Existem quatro subespécies de mandaçaia: M. quadrifasciata quadrifasciata, que possui quatro listras amarelas sobre o dorso negro) e M. quadrifasciata anthidioides (que também possui as quatro listras, mas elas são interrompidas no meio), a hibrida, que é o cruzamento entre essas duas espécies, (possui listra interrompidas e contínuas) e existe ainda a Mandacaia (melipona mandacaia), muito conhecida na Bahia, está é menor e possui as características da primeira.

São abelhas sociais, que quando em colônias fortes, apresentam o comportamento de voar sobre as pessoas, esbarrando na pele, mas raramente beliscam. Seus ninhos são encontrados em ocos de árvores, sendo que a entrada possui raias convergentes de barro e o espaço permite que somente uma abelha passe de cada vez. Os favos de cria são horizontais ou helicoidais e não ocorrem células reais. O invólucro está presente ao redor dos favos e é construído com cerume. Os potes de alimento são ovóides e apresentam de 3 a 4 cm de altura (Nogueira-Neto, 1970). As colônias apresentam de 300 a 400 abelhas (Lindauer & Kerr, 1960). Nesta espécie, a diferenciação de casta é determinada por fatores genéticos e alimentares e de 12 a 25% da cria desenvolve-se em rainhas (Kerr & Nielsen, 1966). O período completo de desenvolvimento para Melipona é de aproximadamente 38 dias, sendo 5 dias de desenvolvimento embrionário (ovo), 15 dias de estágio larval e 18 dias de estágio pupal (Rossini, 1989).
Em nosso Meliponário possuímos as duas principais espécies e estamos buscando esforços para adquirimos através de trocas a Mandacaia, que é um de nossas paixões. Assim que tivermos este exemplar estaremos postando fotos para os amigos.
Kalhil Pereira França

6 comentários:

  1. eu quero comprar uma colmeia de mandaçaia dj_matos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho realizado com as abelhas!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, saberias me informar qual a distância que deve ser levada a colmeia mãe de mandaçaia após a divisão?

    Grato,

    Fábio, SC

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, gostaria de saber qual a distância que deve ser levada a colmeia mãe da abelha mandaçaia após a divisão?

    Desde já agradeço a atenção,

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Posso dividir enxame de mandaçaia agora, outono aqui no Paraná( clima frio
    de Curitiba)?

    ResponderExcluir
  6. ola sou meliponicultora,crio p hob vc vende os meis de asf p goiania, qual o preco p atacado de cada mel,por quanto eu devo vender no varejo e quanto custa suas colmeias de mandacaia, acha q a jandaira suporta goias,Suely D arc

    ResponderExcluir

Comentário aqui: