segunda-feira, 11 de maio de 2009

É nessa terra distante que é feito o mel do Sertão!!!!


Nesse fim de semana fui visitar meus queridos avós na zona rural de Taboleiro Grande-RN, é lá que está instalado um dos meus meliponários, os meliponários do Sertão.

O meu avó é essa figura ilustre em pé em meio as amadas Jandaíra, 89 anos de puro disposição, acorda todos os dias às 5:00 da manhã, adora vê o entre e sai das meninas nas caixas bem carregadas de polém.

É nessa terra tão distante e isolada, cercada de muitas matas e serras, que é produzido o mel de Jandaíra que tanto é apreciado pelos companheiros da AME-Rio.

Para se chegar no belo sítio precisei atrevessar dois braços de um forte rio (Rio Apodi) que corta as terras da propriedade, caminhar por 5 km por uma estrada com lama até a canela, o pior foi voltar por esse mesmo trecho carregando ainda esses dois bendidos cortiços de Jandaíra. O sofrimento.. ...

O pior ficou para minha tia que atravessou com os cortiços no colo de canoa sem saber nadar. O povo apaixonado por essas abelhas.

Aproveitando a viagem, fiz algumas inspeções e pude verificar a boa saúde dos enxames, alguns estão com muito mel, outros com muito pouco, mas no geral todas as colónias estão bem. Os forídeos estão me dando uma trégua.

Inclusive, de alguns levei umas boas surras e beliscadas, certa caixa foi me deixar bem longe, já perto do cercado das ovelhas.

Trouxe de volta a Mossoró-RN, após encher a pamsa com muita pamonha, milho verde e cangica, esses dois belos enxames que pretendia dividir.

As fotos dessa terra maravilhosa e desse povo feliz segue em anexo.

A todos uma ótima semana...

Kalhil Pereira França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: