quarta-feira, 22 de abril de 2009

Informações importantes sobre o mel


Ele é, sobretudo, um produto natural, puro, de riquíssimo valor nutritivo, é a fonte natural de bio-energia mais conhecida e complexa.

De acordo com a sua origem botânica e floral, características climáticas regionais, o mel pode variar de coloração, densidade, sabor, aroma, devido às múltiplas variações física-químicas. A cor do mel varia de acordo com a sua origem, quanto mais escuro for, mais sais minerais poderão ser encontrado na sua composição.

O aroma e o sabor são características para sua identificação quanto a origem floral. Existem só três possíveis sabores para o mel: doce, amargo e ácido. O mel pode ser líquido, cristalizado, granulado ou cremoso, sendo características que ocorrem devido às condições que é estocado. Todo mel, qualquer que seja sua origem, inicialmente é líquido e após algum tempo inevitavelmente cristaliza-se, especialmente em tempo de frio. Este é um PROCESSO NATURAL DO MEL, e não um sinônimo de adulteração, ao contrário, é sinônimo de pureza, uma vez que os produtos adulterados não se cristalizam.

Há méis que cristalizam mais depressa, e isto depende do néctar utilizado pelas abelhas para sua fabricação. Quando o mel cristaliza-se, costuma-se empregar o vapor ou aquecimento em banho-maria para que ele volte a forma liquida novamente. Entretanto, não é recomendável aquecer o mel em demasia, pois o calor excessivo pode prejudicar seriamente o sabor e o valor nutritivo do mel.

A temperatura do banho-maria deve ser contralada, mantendo-se entre 45 a 50ºC, no máximo. Portanto, a principal característica de pureza e qualidade de um mel se comprova pela cristalização do mesmo.
Kalhil Pereira França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: