sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma triste notícia para Meliponicultura Mossoroense

(foto da internet)
Acordei hoje pela manhã com um forte cheiro incomodando a minha vida e minha abelhas. Assim que me levantei e senti a fedentina, de imediato, já sabia o que se tratava. Era o terrível veneno aplicado pelo carro fumacê.

Ainda deu tempo de ver a grande nuvem de fumaça branca tóxica se aproximar do meliponário. Sem poder fazer nada, apenas sentei e fiquei ali olhando, de forma inconformado, a morte chegar e levar consigo algumas milhares de abelhas sem ferrão tão bem cuidadas.

Foi muito triste, pois às 06:00h é horário de maior atividade das abelhas e foi exatamente nesse instante que o ataque aconteceu. Instantaneamente, tanto as abelhas que saiam para trabalhar, bem como as que chegavam carregadinhas de néctar e pólen caiam ao chão se debatendo com a lingua para fora, sinal claro de intoxicação pelo veneno. Ao final, apanhei com uma pá, muito abatido, todo o fruto do meu trabalho, morto ao chão, sem nada ter feito.

A cena foi tão triste que nem fotos tive coragem de tirar. Não quero rememorar no futuro esse instante, mas sei que dificilmente esquecerei. Vê todas àquelas criaturinhas tão perfeitas, produzidas pelas Mãos Criador, serem assassinadas de maneira tão dolorosa.

Todo ano a dengue é um problema em todo Brasil e em Mossoró-RN não é diferente. Sempre nesses períodos de inverno acontece uma grande mortalidade de abelhas nos meliponários instalados nas áreas urbanas que são "atacadas" pelo carro fumacê.

Acontece que em todos os anos anteriores a carro fumacê sempre passava à noite, o que ocasionava apenas uma pequena mortalidade tendo em vista que a grande maioria das abelhas estavam recolhidas, nesse período, dentro de suas caixas. Por isso, mesmo sabendo dos riscos, mantive as abelhas aqui, pois as perdas eram rapidamente recuperadas pelo aceleramento das posturas nessa época do ano.

Mas esse ano, infelizmente, a cidade de Mossoró vem passando por uma das maiores epidemias de dengue já registrada na cidade. O fato é que o combate ao mosquito da dengue vem sendo feito com carro fumacê de forma implacável. Já faz 5 dias que nos mais variados horários tem sido feita a aplicação do veneno.

Já perdi algumas dezenas de divisões recentes e sei que vou peder algumas que só estão ainda vivas pela minha intervenção, todas a minhas colônias matrizes estão sofrendo com as diárias perdas de campeiras. Ou seja, se eu continuar mantendo-as aqui estarei condenando minhas meninas à morte.

Ontem mesmo, ainda quando manejava algumas colônias de uruçu, escutei, ainda longe, o carro passar com sua bomba burrifadora ligada. A mortalidade não foi maior por que na hora que o carro passou caiu, de forma imprecionante, uma chuva que praticamente lavou todo o veneno aplicado naquele instante, até parece que Deus estava ouvindo as minhas preces.

Todavia, hoje pela manhã não tive a mesma sorte e estou tendo que lamentar muito pelo sofrimento de meus queridos insetos. Dessa maneira, só vejo uma solução! Levar, ainda na noite de hoje, todos os enxames para o Meliponário Rural em Taboleiro Grande. Ainda hoje, juntamente com minha família, vamos transferir todas as colônias para lá, pois caso contrário, não ficará ninguém vivo pra contar a história.

Vai dá muito trabalho, pois há uma graaaande quantidade de caixa para ser transportada, mas é necessário para salvar as minhas abelhas. Hoje foi publicado em vários jornais da cidade que a campanha de combate à dengue se intensificará, ou seja, será aplicado ainda mais veneno, vai morrer ainda mais abelhas se não levar, urgentemente, para longe daqui.

Não sou contra ao combate à Dengue, pelo contrário, mas acho que é preciso uma revisão no protocolo de aplicação do carro fumacê. Pela manhã um grupo de meliponicultores de Mossoró procurou a Rádio Difusora para reclamar da aplicação descontrolada do veneno, pois o mesmo estaria, como realmente está, matando uma grande quantidade insetos que são benéficos a natureza.

Sinceramente, não sei até que ponto a aplicação do veneno no ar pelo carro fumacê é benéfico, o veneno só mata os adultos, ficando ainda as centenas de milhares de larvas que nessa época crescem e se multiplicam em questão de poucos dias, ou seja, é apenas um paliativo que não trás resultados significativos.

Fora isso, o veneno mata, na sua grande maioria, uma infinidade de outras centenas de insetos que são altamente importantes ao próprio homem, até mesmo os benéficos predadores naturais do mosquito da dengue, como por exemplo, o tão bonito maribondo caboclo.

Não mata somente os que voam, mas também uma enorme quantidade de outras criaturas que circulam no meio terrestre, pois quando chove, a água da chuva lava os locais de aplicação e acaba contaminando a terra e os rios com doses cavalares de químicos venenosos, quer dizer, mata ainda outras criaturas divinas que não tem nada haver com tudo isso.

Na verdade, a aplicação indiscriminada vai acabar gerando não a solução do problema, mas sim o crescimento ainda maior do problema, pois como se sabe o mosquito acaba ficando resistente aos efeitos do pesticida.

Por fim, só tenho a lamentar pelas minhas perdas e de vários outros meliponicultores. Felizmente, os meus enxames eu vou lutar para salvar até a ultima abelha possível, mas sei que muitos outros insetos que estão nesse momento desprotegidos serão mortos, impiedosamente, pelas mãos racionais do bicho homem.
att,

Mossoró-RN, em 25 de março de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. Tristes imagens, Kalhil. Infelizmente, esse é um grave problema que afeta todos nós que possuímos meliponários urbanos. Sei que é de cortar o coração ver nossas pequenas abelhas agonizarem até a morte e não podermos fazer nada para diminuir o seu sofrimento. Espero sinceramente que você consiga transferir tuas colônias em segurança para um outro local, até que a situação se normalize por ai em Mossoró.
    Fica com Deus.
    Wanderson Lira

    ResponderExcluir
  2. Rvan Disse: meu prezado kalhil é muito triste ver tantas abelhas mortas, é como perder um filho nosso.Porque dar tanto trabalho para criar, sei que esse problema já passei aqui em Macaiba amenizado, conversando com a equipe de saúde do Municipio que cuida desse problema, de combate ao mosquito da denge seja forte que o sertanejo não desiste nunca.
    Abraço
    Rivan Fernandes
    meliponariocoracaodemelicultor
    Macaiba- RN

    ResponderExcluir
  3. Amigo Kalhil,
    Muito doloroso o que vc está enfrentando para salvar suas meninas queridas, eu fico muito triste em vê essa notícia e preocupado com uma possível situação dessa em Petrolina. Devido meu meliponário também ser localizado numa área urbana.

    Sabemos dos riscos do mosquito da dengue, mas o poder público junto com a comunidade são responsáveis pelo controle da dengue,e o órgão páblico ser cauteloso na aplicação do veneno devido também atingirem outros insetos, pois, estes são também importantes para o ciclo vital da natureza.

    Força para vc Kalhil e os outros meliponicultores também atingidos e a comunidade da meliponicultura fique em alerta.

    Antonio Coelho
    Petrolina-PE

    ResponderExcluir

Comentário aqui: