segunda-feira, 28 de março de 2011

Projeto FIA MELIPONAS


Entre tantas notícias tristes trago uma que melhorou de forma significativa meu humor para o início dessa semana. É uma resposta ao e-mail que remeti ao Técnico da Esplar que faz o acompanhamento das comunidades assistidas pelo Projeto de Reentrodução da Cultura de Criação de Abelhas sem Ferrão no Sertão de Quixadá-CE.

Ilmo Kalhil,

Meu amigo, primeiro peço desculpas por não retornar o e-mail mais rápido

SITUAÇÃO DOS MELIPONÁRIOS:

- Estão se desenvolvendo muito bem;

- Foram realizadas muitas divisões e multiplicações;

- Já foram realizadas algumas colheitas, inclusive com resultados positivos bem acima do esperado;

- Estão sendo bem cuidadas.

Nesse mês de abril, se for possível e tiver alguma vaga na sua agenda, pode enviar-me sugestões de datas que podes vir, aí combinaremos uma visita. Pode ter certeza que os agricultores e agricultoras vão gostar muito de sua visita.

Fica com Deus,

Cordialmente,

Francisco Jorgiano Marciel Dantas

Tecnólogo em Alimentos

Esplar - CE

Fico bastante satisfeito com essas notícias pois é o primeiro inverno de qualidade que as abelhas e os agricultores capacitados pelo projeto estão enfrentando. As notícias acima só mostram que nosso trabalho foi e está sendo muito bem feito.

Em breve, ainda nesse mês de abril irei visitar todas as comunidade para vistoriar as colônias e levar mais algumas técnicas e conhecimentos (novas técnicas de multiplicação, novas forma de alimentação protéica, alguns conhecimentos de genética e seleção de rainhas etc)

Assuntos que não davam para serem repassados durante os cursos de capacitação inicialmente aplicados pois exigiam alguns conhecimentos primários de meliponicultura que agora eles já possuem.

Logo agendarei com o Jorgiano mais uma visita e trago fotos de todas as Jandaíras agora tão bem instaladas e novamente criadas pelos sertanejos do interior do Ceará.

att,

Mossoró-RN, em 28 de março de 2011.



Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Boas Notícias!!!!

    fico feliz em saber que o projeto está caminhando bem, andei por lá um dia desses, e vi algumas colméias que estavam muito fortes e com muito mel

    é possível juntar a polinização, a preservação e a produção na caatinga!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo, eu estou muito feliz por isso pois sei que os bons frutos desse trabalho foram plantados por nós. Ainda me lembro de você me ligando no trabalho pra me convencer da viabilidade de disso ainda no início de 2009.

    Pena é você não está mais por lá pois certamente ampliaríamos ainda mais esse projeto para beneficiar outras comunidades.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: