quarta-feira, 2 de março de 2011

Chuvas, chuvas e mais chuvas...

Tudo nos leva a crer que esse ano teremos um excelente inverno. As chuvas se iniciaram ainda no mês de janeiro e de lá pra cá estão bem regulares. Nesses últimos dias se acenturaram e praticamente transformaram o horizonte.
(Zona rural de Taboleiro Grande, épocas de seca)
Todos os dias tenho observado o crescimento na produção de mel nos meus enxames, os potes estão se multiplicando graças ao trabalho incessante das pequenas Jandaíras. Incansáveis e estimuladas pela leve brisa matutina, chegam aos milhares com muito néctar e pólen.
(épocas de chuvas)
A essa altura de chuvas o sertão é praticamente outro, toda beleza e exuberância da caatinga explodem em vida mostrando a tudo e a todos a sua riqueza que estava guardada para o momento divido da prosperidade.
Antes o que era seco e "sem vida", agora é uma mata verde fechada, rica em flores e coberta pelas chuvas que fazem a felicidade de um povo tão sofrido.

Em breve estarei realizando as minhas primeiras coletas de mel, estamos todos anciosos para produzir uma boa quantidade. A expectativa é grande pois a final não é fácil produzir um dos melhores méis do Brasil.

att,

Mossoró-RN, em 2 de março de 2010.

Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Todos nós nordestinos sabemos o que representa esse milagre das chuvas sobre a Caatinga. Vou lhe reproduzir uma expressão que ouvi muito de minha avó: Quando numa chuva bem grossa (como nós dizemos) ela erguia os olhos para o céu e exclamava:
    "_ Chuuuuuva, Noss'Sinhor!"

    Abraço, Valdenir Linhares
    Itapipoca - Ceará

    ResponderExcluir
  2. Todos nós nordestinos sabemos do que representa o milagre das chuvas sobre a Caatinga.
    Vou lhe reproduzir uma expressão que ouvi muito de minha avó: Quando no momento de uma chuva bem grossa, como costumamos dizer, ela erguia os olhos para o céu e exclamava:
    "_ Chuuuuuuva Noss'Sinhor!"

    Bela postagem, bom "inverno" para nós!
    Valdenir Linhares
    Itapipoca - Ceará

    ResponderExcluir

Comentário aqui: