terça-feira, 29 de março de 2011

Um comentário que merece resposta

Acabamos de receber um comentário bastante curioso a respeito do tópico "As abelhas mortas pelo veneno". O comentário é de autoria de alguém que se idenficou como Lucas, oriundo do Estado de São Paulo.


Abaixo segue a transcrição do comentário:


"O lugar das abelhas é no campo, primeiro vem os seres humanos, depois os outros animais. As abelhas só servem para fazer mel, melhor morrer suas abelhas do que alguém não acha?"


Lucas

São Paulo-SP


Resolvi fazer esse tópico para responder e esclarecer alguns questionamentos levantados pelo Lucas a respeito das abelhas. Mas desde já agradeço pela sua participação na nossa discussão a respeito do envenenamento de minhas pequenas Jandaíras.


O argumento que o lugar das abelhas é no campo não procede. Além de ser um argumento individualista é, no mínimo, arrogante. As abelhas estão na Terra há mais de 120 milhões de anos, enquanto que o homem, segundo pesquisas recentes, mostram que surgiu na África há cerca de pouco menos 150 mil anos atrás.


Basta fazermos uma conta bem rápida para observarmos que elas (as abelhas em geral) estão aqui há alguns milhões de anos antes que nós, ou seja, onde hoje era cidade, já foi um dia, por milhões anos, o lugar das abelhas.


Mesmo assim, vamos esquecer que elas estão presentes na Terra há milhões de anos antes que nós e passemos a imaginar que elas estão há apenas 40 dias. Escolhi 40 dias porque é tempo médio necessário para o nascimento de uma princesa de Jandaíra.


Será que mesmo assim elas não teriam o direito, do mesmo modo que nós, a existir sobre a face da Terra? Pensou eu que sim, pois para mim não é tempo de existência de uma espécie que diz se ela tem ou não valor para a natureza, mas sim a sua FUNÇÃO para própria manutenção do planeta Terra.


Outro ponto que deve ser esclarecido é o argumento que AS ABELHAS SÓ SERVEM PARA FAZER MEL. O mel é apenas o alimento produzido pelas abelhas através da realização de um trabalho infinitamente maior que é a polinização.


Sem o trabalho de polinização feito pelas abelhas a natureza seria composta apenas por um grupo muito pequeno de plantas que são capazes de se autopolinizarem ou utilizam a polinização por outros meios, como o vento por exemplo.


Podemos dizer que as abelhas são responsáveis não só pela riqueza da biodiversidade em nosso planeta, mas principalmente pela sua própria manutenção. São elas que garantem, quase que sozinhas, a existência do alimento para todas as demais espécies do planeta.


Sem as abelhas não há polinização, sem polinização não há preservação e crescimento das matas e florestas, sem preservação temos aquecimento da atmosfera e inexistência de frutos, sem alimentos e sem temperatura não há VIDA.


Dessa maneira podemos dizer Lucas que até a sua vida foi gerada e garantida pelas abelhas, pois são elas que fazem o trabalho de manutenção e preservação da biodiversidade. Sem elas não haveria existido as condições ideais para a nossa própria existência.


Então prezado Lucas, o melhor é que não morra ninguém, pois tanto as abelhas como os seres humanos são importantes para a Terra. A Jandaíra, as abelhas que você diz serem menos importantes que os seres humanos, são abelhas extremamente dóceis e que são importantíssimas para a manutenção da caantiga, seu lugar natural. Sem elas temos observado o crescimento da desertificação e a extinção de algumas plantas do semi-árido nordestino pela inexistência do polinizador natural.


Enfim, não vou me alongar mesmo tendo ainda muito coisa a dizer a favor das ablhas, mas isso é só um relato para que você reflita um pouco mais a respeito do papel que as abelhas tem para minha, PARA SUA e para todas as vidas desse planeta.


att,

Mossoró-RN, em 29 de março de 2011.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

7 comentários:

  1. Esse tal de Lucas deve morar no 18º andar, cercado de prédios e respirando o ar "limpinho" e acinzentado no centro de São Paulo, talvez ele nunca nem tenha visto uma galinha. Deve pensar que o frango é fabricado na "SADIA" ou que as abelhas fazem mel da coca-cola, rssssssss...

    Será que ele sabe de onde vem o leite ou será que ele também pensa que é fabricado na Parmalat???

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kalhil!
    As vezes um comentário desses chega ate a mexer com a nossa paciência. Mas o comentário do Lucas, só expressa o tamanho da ignorância da maioria dos seres humanos com relação ao próprio planeta. Com relação com a própria casa.

    Que Deus te proteja meu amigo e continue te iluminando.

    Att: Isaac Soares de Medeiros.
    Blog: Abelhas do Sabugi.

    ResponderExcluir
  3. Quanta ignorancia...Como pode hoje em dia com tanto meio de comunicação e informação ainda existir seres humanos ("Racional")com uma mente tão limitada e antropocentrica.
    A proposito, meus sentimentos por esta mortalidade no seu meliponario. Mas bola para frente é apenas mais uma pedra neste longo caminho.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Se ele raciocinasse um pouco poderia descobrir sozinho que mesmo o termo "campo" poderia ser cunhado sem as abelhas convivendo com o homem, tampouco o termo "cidade". Estude mais e talvez viva mais ao lado dessas meninas, Lucas, e talvez um dia você compreenda a verdade que você negou.

    ResponderExcluir
  5. Kalhil,um jovem como este é como bem resumiu nosso colega Ezequiel,ele não nasceu da mãe dele ,foi a cegonha que o trouxe, ele não sabe o que é chegar de manhã em suas colmeias e encontrar o chão lastrado de morte e ver anos de trabalho seu e de seus antepassados, ameaçado de ruir em poucos dias, me solidarizo com vç meu amigo e espero que logo as suas abelhinhas se recuperem ,pelo bem do jovem Lucas e de todos nós humanos na terra.

    Um abraço

    Aderban Medeiros
    Meliponicultor
    Currais Novos-RN

    ResponderExcluir
  6. Muito bem esclarecido amigo Kalhil, esse jovem aí chamado Lucas se mostrou muito ignorante, infelizmente ainda existe muita gente como ele que não entende a importância da biodiversidade. Parece que essas pessoas acham que os seres vivos existem por existir, sem nenhuma função.

    João de Deus

    São Miguel-RN

    ResponderExcluir

Comentário aqui: