segunda-feira, 7 de março de 2011

Pequeno! Mas bem organizado.

Quem disse que pra fazer bonito na meliponicultura é preciso um meliponário com muitas caixas e com diversas espécies? Na verdade, vale muito mais o capricho e amor pelas abelhas do que uma criação enorme sem nenhum compromisso. Olhem essas fotos, vejam acima que todas as caixas são cobertas, mantendo uma proteção constante na temperatura das colônias.
Acabo de receber as fotos do meliponário de Mandaçaias do meu prezado amigo Antônio Coelho, lá de Petrolina-PE, meliponário ainda pequeno, mas de dá gosto. Começamos pela bela postura de seus ninhos, praticamente não há falhas, sinal de rainhas de ótima linhagem e fácil reprodução, se eu fosse ele investia nessas rainhas e manejava no intuito de reproduzi-las.

O interessante dessa espécie é o fato que nas fotos praticamente não vemos abelhas, trata-se de abelhas muito tímidas, que assim que abrimos as caixas se recolhem entre os discos com medo de meliponicultor. Bobas, se soubesse o amor que temos por elas se mostram com o maior prazer.

A melgueira quase cheia é sinal de ótima florada nas proximidades, acho que não vai demorar muito para que o Antônio venha a colher uma ótima produção, mesmo para um meliponário pequeno.

Abaixo temos o nosso amigo Antônio Coelho fazendo sua primeira coleta de mel das suas mandaçaias, para sua surpresa foi colhido pouco mais de 600ml, excelente quantidade para apenas uma caixa. Como podemos observar suas caixas são do tipo "Maria". Essa modelo é bastante interessante pois compartimenta o espaço da caixa, facilitando muito o manejo dos potes e do ninho.

Mais um bom exemplo do quanto a meliponicultura, quando praticada de maneira racional, gera ótimos frutos, tenho certeza que esse mel deve muito saboroso!!!!

Tibau-RN, em 7 de março de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. muito bom as ideias se repetem aqui no sul, porem aqui é frio e ai as abelhas sentem um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ver todas as imagens.Quero saber o que devo fazer pra evitar as traças nas minhas caixas,pois, já perdi algumas?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber as medidas de sua caixa racional horizontal, agradeço desde já, ou me passe seu email, para comunicarmos, add joseaju@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, as mandaçaias são lindas e produzem um mel delicioso.

    Ademar - Curitiba

    ResponderExcluir

Comentário aqui: