sexta-feira, 25 de março de 2011

As abelhas mortas pelo veneno!!!

Estou postando, mais uma vez indignado, as fotos do resultado de mais uma aplicação do veneno agora a tarde. Infelizmente, não deu tempo nem de preparar o enxames para viagem ao interior.
As fotos foram tiradas agora à tarde após chegar do trabalho. Agora mais do que nunca sei da urgente necessidade de levar as abelhas para outra região, se eu demorar pra manhã não sei se vai escapar alguém.

Mossoró-RN, em 25 de março de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

6 comentários:

  1. Amigo Kalhil,

    realmente,é algo desesperador,essa cena...,sinto muito,por suas perdas.

    Infelizmente aqui em João pessoa,também o maldito fumaçê está me deixando muito preoculpado,pois tenho algumas uruçús,duas cupiras e algumas jandaíras aqui,e esse carro,já está circulando por quase toda a cidade...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo.Realmente eu sei o que vc está sentindo, pois já passamos pela mesma situação. Infelizmente é a grande desvantagem de se ter um meliponário em um meio urbano, pois mais cedo ou mais tarde essas pulverizações acontecem. É uma pena, realmente.Um abraço. Fco. Mello

    ResponderExcluir
  3. Cara que triste isso!!! Infelizmente essas medidas mais radicais são necessárias (se são eficientes não sei) pelo descaso de muitos na prevenção. Acho que poderiam ao menos avisar com um certo tempo de antecedência de modo que você pudesse "preparar" as abelhas para sofrer o mínimo possível.

    ResponderExcluir
  4. Kalhil,
    Podemos resolver o problema do envenenamento de abelhas, desta forma será necessário uma visita sua na II Regional para definimos um raio de segurança sem a passagem do carro fumacê, se vc tiver o endereço de outros meliponicultores em Mossoró podemos atender a todos
    O carro fumacê em UBV é infelizmente uma medida necessário para evitar uma epidemia de dengue e consequentemente o risco de morte, mas podemos amenizar os impactos em abelhas.
    O carro Fumacê irá passar durante 5 vezes em cada Rua em intervalo de 5 dias.
    Procure-me na II Regional de saúde
    Carlos Georg – Eng. Agr. Responsável pela UBV

    ResponderExcluir
  5. O lugar das abelhas é no campo, primeiro vem os seres humanos, depois os outros animais.

    Abelhas só servem pra fazer mel, melhor morrer suas abelhas do que alguém não acha?

    Lucas
    São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  6. Kalhil, compreendo perfeitamente o drama que uma ocorrência dessa natureza representa para pessoas como nós.
    Passei por esse mesmo desastre em 21/03/2011, das 5:30h às 7:00h da manhã, quando o carro fumacê inaugurou em João Câmara, a temporada de combate aéreo ao mosquito transmissor da dengue e infelizmente no meu bairro. Naquele dia havia muita névoa branca suspensa no ar permeando as baixadas, não ventava e o veneno ficou em suspensão por muito tempo, aumentando assim o efeito, 30 enxames de várias espécies foram seriamente desfalcados de suas operárias. Minha mensagem é de confiança que todos os enxames irão recuperar-se totalmente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: