sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Divisão recente, agora a todo vapor!!!

Vocês se lembram daquela divisão com sinais de problemas que falei a poucos dias atrás? Pois bem, hoje fui mais uma vez inspecionar a caixa filha para analisar com estava o seu desenvolvimento.

Hoje está fazendo 18 dias da formação da colônia e segundo as minhas contas já era pra gente ter uma rainha fisiogástrica novinha fazendo postura regular. Mas é bom lembrar que só chegamos a essa expectativa por que a colônia foi acompanhada e ajudada na momento certo e da maneira certa, ou seja, se não tivessemos tomado os cuidados (limpeza da caixa pelo excesso de lixo, fornecido mais campeiras e alimentado) não chegaríamos a esse resultado.

Abaixo nós podemos observar a maravilha da natureza mais uma vez a perpetuar a espécie. Se ampliarmos a foto (basta clicar nela) vamos verificar a rainha muito bem desenvolvida, ainda muito jovem, mas já com sua fisiogastria em bom estado de desenvolvimento. Numa contagem rápida já temos 42 novas células de cria em andamento, quase todas as abelhas já nasceram e já com vários pontos de acúmulo de própolis, ou seja, a colônia está a todo vapor.

(clique na foto para ampliar)

Após inspecionar o ninho recoloquei as melgueiras e alimentei com bastante xarope, nessa caixa eu estou usando uma forminha de empada para fornecer o alimento. A forminha cabe perfeitamente dentro da melgueira. Usei alguns pedacinhos de plástico duro como boia, mas tenho usado isopor mesmo. Vejam que tudo é muito simples pois a criação das nossas nativas é algo extremamente fácil de ser feita.


Vou continuar a alimentação por mais alguns dias, sempre fazendo a cada final de semana, tempo suficiente para o processamento do alimento fornecido e a construção de novos potes de mel. Após 30 dias será suspensa e deixarei que elas passem a coletar o próprio néctar da natureza pois estamos em épocas de florada, ao final desse tempo elas já estarão fortes o suficiente para caminhar sozinhas.

att,

Mossoró-RN, em 25 de fevereiro de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão


Um comentário:

  1. Kalhil, uma divisão sendo próspera, principalmente nas condições que vc encontrou, realmente é para deixar qualquer um eufórico e contente. Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: