terça-feira, 1 de abril de 2014

Sucesso total do nosso 1º Curso de Meliponicultura!!!

Entre os dias 22 e 23 de março do corrente ano realizamos nosso 1º Curso de Meliponicultura em Mossoró/RN. O evento foi um grande sucesso e contou com a participação de 12 novos iniciantes na atividade.


Recebemos nossos alunos na Loja Maçônica Jacques Demolay de Mossoró, local escolhido para a aula teórica que durou toda manhã do dia 22. Iniciamos nossas atividades esclarecendo as peculiaridades das abelhas sem ferrão, demonstrando sua importância para biodiversidade da nossa flora nativa.


Abordamos ainda todos os conhecimentos básicos de biologia desses animais, notadamente as diferenças entre as respectivas castas: rainha, operárias e machos. Logo em seguida fizemos uma pequena pausa para coffee break e demonstração de caixas racionais e 05 espécies de abelhas sem ferrão atualmente criadas em nossos meliponários.



Após intervalo continuamos falando sobre as características dos diferentes processos de formação de rainha entre meliponas e trigonas, estruturas dos ninhos, tipos de caixas para abelhas sem ferrão, métodos de multiplicação, manejo de inspeção periódica, alimentação artificial proteica e energética, inimigos naturais e suas formas de prevenir, forídeos, instrumentos para manejo, colheita, envase e armazenamento do mel das abelhas sem ferrão.


No segundo dia, também pela manhã, realizamos todas as atividades necessárias para o primeiro contato com o manejo das abelhas sem ferrão. Tivemos o prazer de realizar várias inspeções e algumas divisões de Uruçu Verdadeira e Jandaíra.





Ao final do curso sorteamos entre os participantes do curso dois exemplares do Livro "Guia de Plantas Visitadas Por Abelhas Na Caatinga" e duas colônias de Jandaíra.





Foram dois dias muito prazerosos, onde tivemos a oportunidade de mergulhar no fascinante mundo das abelhas sem ferrão. Acredito que foi bastante prazeroso para todos, especialmente para todos que fazem o Meliponário do Sertão.

Ainda esse ano, devido a grande procura, faremos outro curso no intuito de divulgar a meliponicultura e estimular os amantes da natureza a criarem nossas amáveis abelhas sem ferrão.

att,

Mossoró/RN, 1º de Abril de 2014.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: