quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Amor-Agarradinho (plantas meliferas)

Hoje vou falar de umas das trepadeiras mais charmosas que conheço, o amor-agarradinho.

De nome cientifício antigonon leptopus, também conhecida popularmente como amor-entrelaçado, bela-mexicana, cipó-coral, cipó-mel, coralita, lágrima-de-noiva etc. É uma ótima opção para jardins, pois tem grande atratividade para as abelhas, suas flores são visitadas por todas as abelhas, borboletas e muitos beija-flores.


Essa planta possui uma bela explosão de flores de coloração rosa, o que provoca um ar muito romântico a qualquer ambiente. As inflorescências são compostas de muitas flores rosadas ou brancas, dependendo da variedade, e se formam durante a primavera e o verão. 



É semi-lenhosa, mas não tanto vigor, essa característica concede a mesma ficilidade para adaptação a praticamente qualquer tipo de suporte, desde cercas vivas até arcos de decoração. Suas folhas são bem fechadas e proporcionam um bela sombra para todas as estações do ano. 


Devem ser cultivados a pleno sol em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. As adubações periódicas estimulam uma floração intensa. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

att,

Mossoró/RN, 03 de abril de 2014.

Kalhil Pereira França
Mossoró/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: