segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Uma confusão danada...

Assistam o vídeo, depois faço os comentários:


Pois bem, como vocês viram as minhas Jandaíras estavam bastante agitadas. E até certo ponto, isso é muito comum quando estamos em meliponários com grande quantidade de colônias reunidas, pois na medida que um enxame vai ficando irritado, o "mal humor" vai contagiando os outros.

Mas isso só acontece nessa quantidade de abelhas quando os enxames estão muito fortes. Por serem cuidadas com muito carinho e alimentadas com ração e xarope vitaminados com certa constância estão sempre com níveis de postura excelentes, apenas para demonstrar a saúde de minhas meninas, no último mês eu fiz 15 novas divisões e apenas um enxame precisou de reforço de cria, estando ainda sem rainha.


Essas agitações acontecem quase sempre quando algum manejo irrita as abelhas, tudo começou quando ainda no dia anterior resolvi inspecionar todos os enxames desse meliponário. Tudo começou bem, abria as caixas rapidamente e na medida que ia observando atribui nota e marcava na lateral de cada caixa com indicação de data e nível de qualidade com sinal de ( + ).

Por exemplo, ENXAME FRACO, PRECISA DE ALGUM REFORÇO (vistoria em 22/02/13, - )ENXAME EM BOM DESENVOLVIMENTO, MAS NÃO PRONTO PARA DIVISÃO (vistoria dia 22/02/13 +), ENXAME EM EXCELENTE DESENVOLVIMENTO, QUASE PRONTO PARA DIVISÃO (vistoria dia 22/02/13 + +), ENXAME TOP, PRONTO PARA DIVISÃO (vistoria dia 22/02/13 + + +).


Quando estava chegando na última fila de prateleiras, resolvi observar melhor uma rainha que estava apresentando um sinal de velhice, estava avaliando sua postura para resolver se iria sacrificá-la e de repente as abelhas dessa caixa ficaram muito agitadas, passaram a me beliscar com extrema agressividade. 

Algumas rainhas desenvolvem famílias com alto índice de defensividade, sempre que vejo um enxame assim faço uma marcação para me precaver na próxima inspeção. 


Nessa hora parei a inspeção pois já não aquentava a quantidade de abelhas a me beliscar. Mal deu tempo para realizar a marcação na caixa com a indicação para sacrificar a rainha na próxima semana. Fechei a caixa e fiquei a esperar que elas ficassem calmas. Mas que nada, essa estressada saiu irritando as demais da prateleira e todas daquela ala ficaram muito nervosas.

Somente quando a "boca da noite" foi chegando é que retornaram para suas moradas. Dia seguinte resolvi alimentar de maneira coletiva, poucos minutos depois já estavam novamente irritadas. Hoje pela manhã, ao voltar a Mossoró estava tudo calmo, sinal que a confusão é iniciada por algum fator irritante/estimulante. 


O pior de tudo é que quando começam desse jeito nada as faz parar. A solução é deixar que naturalmente o feromônio liberado pelas abelhas que estimula o comportamento agressivo vá se dissipando no ar e sempre evitar manejo em muitas caixas ao mesmo tempo. Essas agitações provocam muitas brigas e ao final da confusão muitas abelhas morrem, o que é extremamente prejudicial. 

Nota do Blog: As imagens continuam péssimas e filmagem horrível por que foram feitas com meu celular, pois continuo sem máquina fotográfica


Mossoró, em 25 de fevereiro de 2013.

att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

   

12 comentários:

  1. Quando tiver muita briga, faça uma fumacinha, pode ser queimando uma bolota de estrume, que diminui a confusão e não tem tanta morte de abelhas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kalhil, é normal encontrar diariamente algumas abelhas mortas por perto das caixas? Tenho 6 caixas próximas umas das outras, como as suas, e todo dia de manhã recolho cerca de 20 abelhas mortas no chão. Nunca vi nenhuma briga generalizada assim...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Nunca queimei estrume, acho que deve realmente funcionar, pois o cheiro não deve ser dos melhores, rsss...

    Com relação a mortalidade, é normal. Todo dia nasce e morrem abelhas, e como você tem algumas colônias esse número fica um pouco alto.

    Mas fique atento, inspecione suas colônias com frequência, veja se encontra abelhas mortas dentro das colônias. Vez por outra alguma mais fraca e pilhada por alguma mais forte, isso é raro, mas acontece e quando acontece o enxame mais forte acaba matando as abelhas da outra família.

    ResponderExcluir
  4. O cheiro é quase o mesmo de fumaça de de palha seca. Acho que não é pelo cheiro e sim pela fumaça. Fica aí a dica, caso queira testar, FUMAÇA!

    ResponderExcluir
  5. Depois que vi seu vídeo foi que vi que vc já tinha jogado fumaça. Pode descartar meu comentário anterior. Isso talvez sirva apenas para afugentar Apis então...
    Sorte aí!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, então não vai funcionar, pois já tentei usar fumaça e não adiantou em nada...

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, a fumaça do estrume pode até não funcionar com abelhas, mas antigamente minha mãe queimava para espantar as muriçocas. Era tão eficaz, que espantava até a gente de dentro das redes. kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Kalhil na próxima vez que for fazer o manejo, feche todas ás caixas, verifique uma de cada vez,só assim não vai haver tanta agitação.está faltando a postagem do desenvolvimento,das divisões de dezembro.
    Abraço
    Rivan fernandes
    meliponário do litoral

    ResponderExcluir
  9. Kalhil, dá uma olhada nessa técnica para dispersar brigas (queima de cerume):

    ResponderExcluir
  10. Grande Kalhil, fico feliz de saber que o meliponário continua indo bem! Recompensa pelo esforço que você dedica.
    Parabéns pelo sucesso meu irmão!
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  11. Esta dança é chamada de dança de dominação de território, isso acontece quando abelhas de outras colmeias pertubação o sossego de uma outra colmeia próxima. assim elas saem da colmeia e ficam na entrada muito agitadas. outra coisa as abelhas melíponas ficam mas zangada quando jogão fumaça nas colmeias.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: