quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lamento Sertanejo

Como descrever o caboclo nordestino? Como descrever a caatinga, uma região castigada pela seca e ao mesmo tempo, no inverno, tão exuberante pela riqueza de suas matas outrora sem vida? Como descrever de maneira a fazer sentir no interlocutor a beleza e o sofrimento de um povo renegado ao esquecimento político e social de seus governantes? Como? Como?

Muitas obras literárias conseguiram isso. A exemplo, o eterno João Guimarães Rosa, na sua obra memorável  "GRANDE SERTÃO: VEREDAS" consegui, como nenhum outro, relatar em suas observações no conflito de canudos, o real genoma de um povo e sua região.

Na música a mesma coisa, Luiz Gonzaga narrou em suas inúmeras canções toda a beleza e o sofrimento do nordeste brasileiro que tanto defendeu.

Enfim, há muitas maneiras de mostrar todo esse paradoxo da caatinga e caboclo nordestino. Por isso, trago um vídeo, que na minha humilde opinião, relata em som e imagens todo esse sentimento bucólico existente em todo apaixonado por esse torão quente e seco. 
  

Não preciso falar mais nada, a música e as imagens falam por si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: