quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Importância do Pólen para as Abelhas

As abelhas utilizam para sua subsistência basicamente dois alimentos: néctar e pólen. Muito meliponicultor acha que para manter as abelhas saldáveis basta sempre estar atendo a quantidade de mel disponível para as meninas.

Na verdade, é preciso muito mais atenção ao estoque de pólen do que de mel, pois é esse primeiro o alimento proteico das abelhas responsável direto pela formação da postura e seu consequente desenvolvimento.


É muito comum alguns meliponicultores me perguntarem o porquê de seus enxames, mesmo com bons estoques de mel (ou xarope) disponíveis nos potes de alimento, não apresentarem um crescimento esperado.

Isso pode ser provocado por alguns fatores, mas na grande maioria das colônias observadas com esse dilema o problema tem sido a ausência de pólen suficiente para a manutenção de uma boa postura pelas rainhas.



O fato acontece quando, durante os períodos de seca, as abelhas esgotam suas reservas de pólen e praticamente param a postura, reduzindo a níveis de sobrevivência mínimos. Isso acontece com grande frequência e tem sido a causa da perda de muitos enxames de maneira misteriosa.

A solução para esse problema é muito simples, basta fornecer o alimento que está fazendo falta as abelhas ou utilizarmos um substituto, ou seja, fornecermos uma ração apropriada. 

Essa ração proteica para as abelhas sem ferrão já foi ensinada aqui por mim em post anterior e tem sido utilizada e aceita com grande sucesso por centenas de meliponicultores desse país, que me relatam suas experiências com as mais variadas espécies.


Apenas um dica com relação essa postagem que ensinei, depois de alguns experimentos percebi que a melhor maneira de fazer a ração é à base de mel, pois o xarope se for feito com muita água facilita a criação de bolor e fungos, destruindo a lenta fermentação pelos micro organismos presentes no pólen natural.

Outra coisa importante de se relatar é que essa ração é utilizada quando se ainda tem algum resto de pólen nos potes, em casos mais graves recomendo sempre a aquisição de pólen de apis melifera e seu fornecimento diretamente as abelhas, que saberão melhor do que ninguém como processá-lo.


Tenho feito isso nos últimos tempos principalmente por ser mais prático que esperar muitas vezes por 12 ou 15 dias pelo processamento da ração proteica desenvolvida. Só apenas recomendo um certo cuidado ao adquirir o pólen, pois alguns produtos podem conter resíduos de substâncias agrotóxicas, extremamente letais as abelhas.


Nota do blog: devido as constante dúvidas que recebo sobre a ração prometo fazer uma outra postagem ainda mais explicativa sobre todo o processo de formação da ração, ainda não fiz porque minha inseparável máquina fotográfica está com problemas e não estou conseguindo tirar fotos de qualidade, mas estou providenciando uma nova que irá resolver nossos problemas.


Mossoró-RN, em 20 de fevereiro de 2013.
att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

5 comentários:

  1. Otima postagem Meliponário do Sertão, realmente é muito importante a reserva de pólen. Você já utilizou os bombons de pólen? Esse bombom é um mistura de pólen de ápis + mel envolto em sera derretida. Caso tenha utilizado qual vc acha melhor?

    Obrigaddo

    abelhasdovale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ícaro,
    Na verdade, nunca usei, mas sei que tem sido também muito eficiente. Esses bombons foram desenvolvidos pelo pelo João Pedro Cappas, pesquisador português, especialista em insetos sociais.

    att,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kalhil,
    também tenho utilizado pólen apícola, que na internet comprei um Quilo por R$50,00 e dura bastante tempo. Também observei esse mesmo processamento pelas abelhas: colocam algumas substâncias deixando o pólem pastoso e depois vedam o recipiente.
    Mudando de assunto, suas postagens estão fazendo falta... Lia alguma coisa sobre as abelhas em seu blog quase que diariamente; agora já li todo o blog! Então a demora em suas postagens deixa um grande vazio.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo, vou tentar manter o blog mais atualizado.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: