sábado, 29 de dezembro de 2012

Rainha sem cabeça...

Hoje pela manhã, logo ao entrar no meliponário, encontrei uma abelha rainha morta no chão. Trata-se de uma velha rainha de caixa desconhecida que literalmente perdeu a cabeça, tendo sido morta provalmente pelas suas próprias filhas. Percebe-se logo, pela foto abaixo, que a morte da mesma se deu pela sua idade avançada.

(Clique nas fotos para ampliar)

(rainha velha sem cabeça, morta pelas próprias abelhas devido a idade avançada)

Na verdade, o tempo de vida de uma rainha nas abelhas Jandaíras varia de 2 a 4 anos na natureza e não deve ultrapassar os dois anos na meliponicultura racional, pois além desse prazo a rainha tem uma queda significativa na postura, inviabilizando as divisões nos prazos esperados.

(Rainha nova, coloração clara, postura sem falhas e em bom número)

É muito fácil identificar uma rainha velha. A primeira característica da idade avançada é a coloração bastante escura. As rainhas novas tem uma coloração dourado claro. A segunda característica é a presença de muitas falhas nos discos de cria, como podemos perceber na foto abaixo.

(postura falhada, um possível sinal de rainha velha)

A terceira e não menos importante é a ausência de membros ou parte de membros do corpo. Nessa rainha que foi morta podemos observar o desgaste avançado de suas asas. Mas além desse fator é muito comum observarmos muitas rainhas velhas sem alguma pata ou mesmo sem alguma assa.

(Colônia com excelente nível postura e sem falhas)

A meliponicultura racional recomenda que a cada dois anos as rainhas sejam, de maneira programa, substituídas por rainhas jovens para mantermos uma taxa de postura ideal. Isso não quer dizer que algumas rainhas não possam viver além disso, mas é sempre muito importante que as mesmas sejam trocadas na medida que os sinais de fragilidade aparecerem.

Tibau/RN, em 29 de dezembro de 2012.


Kalhil Pereira França, com o apoio da Maria Eduarda M. R. R. de França (filha)
Meliponário do Sertão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: