segunda-feira, 6 de junho de 2011

O segredo do Sal



Um dos grandes problemas de todo meliponicultor com a chegada do inverno é o aumento significativo de forídeos, devido as condições favoráveis das chuvas essas mosquinhas acabam se proliferando e muitas vezes trazendo perdas.

O grande problema é com as colônias mais fracas e divisões recentes, nessas se faz necessário o cuidado quase que diário para a retirada do excesso de lixo e introdução das iscas para forídeos.


Para saber mais sobre os forídeos acesse: http://meliponariodosertao.blogspot.com/2009/05/o-inimigo-n-1-da-jandaira.html. A solução mais adequada é a limpeza diária do lixo acumulado, mas isso requer disponibilidade de tempo, coisa que muita gente como eu não tem disponível.

Dessa maneira existe uma técnica muito interessante e fácil de aplicar, principalmente quando a infestação de ovos ainda está no início, é o velho segredo sal. Muita gente deve se assustar mas o uso do sal de cozinha é muito bom para exterminar com o ovos que ficam depositados na área das fezes das abelhas.

(clique na foto e veja de forma ampliada os microovos dos forídeos, acima verás uma pequena larva em desenvolvimento)

É preciso observar que a isca sozinha não resolve, pois muitas vezes a infestação volta por causa dos ovos que já foram depositados em sua grande maioria na lixeira, como podemos ver na foto acima.

A técnica é simples e consiste em espalhar com a ajuda de uma colher pequena o sal sobre as fezes de maneira a se fazer uma camada bem consistente como está demonstrado abaixo. Isso é muito bom, pois mata quase que instantaneamente os ovos muito pequenos que estão alojados nas fezes.


É importante dizer que isso não faz mal as abelhas, pois elas não retiram o sal e nem muito menos vão consumí-lo, pelo contrário, elas vão, na verdade, propolizar a área com batume ou resinas coletadas, reforçando ainda mais a camada feita com o sal.

Esse é só mais um dos vários segredos que serão ensinados no Curso de Meliponicultura, falando nisso ainda por esses dias teremos as definições de data e locais.

att,

Mossoró-RN, em 06 de junho de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. achei que ia perder as abelhas com tantos floridios que aparecenram, coloquei varias iscas mas não tava dando conta, achei que elas já tavam vindo por causa do cheiro do vinagre, mas a ultima olhada verifiquei que as caixas estavam livre delas, será por que as chuvas deram uma tregua?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Kalhil
    Muito boa sua informação, pois já encontrei forídeos em 2 caixa de mandacaia e somente a isca com vinagre não resolverá. Irei aplicar a técnica do sal para exterminar os inimigos das abelhas sem ferrão.

    Um abraço"

    Antonio coelho
    Petrolina - PE

    ResponderExcluir

Comentário aqui: