sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Série Meliponicultura nº 07 (Abelha Manduri)

Por esses dias recebi um e-mail da Dra. Vera Lúcia Imperatriz me remetendo um ótimo livro de meliponicultura. Trata-se do livro "Manduri (melipona asilvai): a abelha sestrosa".


A Manduri, ou também conhecida como Rajada na minha região, é uma meliponíneo típico da caatinga que no passado já foi muito comum por essas bandas, atualmente a sua presença pelo Estado do RN é raríssima, só sendo encontra em alguns poucos municípios, mas ainda é muito comum pelo centro-sul da Bahia em regiões serranas.

Eu não as tenho principalmente por esse fato, mas já estou providenciando a sua companhia para os próximos meses. Uma grande curiosidade dessa abelha é o seu tamanho, ela é considerada a menor melipona do Mundo.

O livro é ótimo e recomendo. Nos traz o estudo aprofundado de toda a biologia desse maravilhoso inseto, bem como as técnicas de manejo que são utilizadas para a sua criação racional. Trata-se de uma produção do grupo INSECTA, organização que foi criada em 1992 por docentes e estudantes da então Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

O livro pode ser baixado no link abaixo e fará parte de nossa seleção de publicações recomendadas.
att,
Mossoró-RN, em 18 de fevereiro de 2010.
Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Caro amigo Kalhil!
    Sempre trazendo novidades, aqui em minha região segundo os mais velhos existia em abundância esta espécie. Hoje em dia desapareceu por completo.
    No momento tenho algumas caixas que adquiri de um amigo, mais foi um sacrifício danado encontrá-las.
    Vou tentar baixar este livro que o amigo indicou, creio que será de grande ajuda.
    ...sim, esse mês de janeiro eu também estive viajando e não deu certo a sua visita. Mas espero que o amigo possa aparecer por aqui uma hora ou outra.
    Fique com Deus e Boa sorte!

    Att: Isaac Soares de Medeiros
    http://abelhasdosabugi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OLá!!
    Adorei seu blog!! Parabéns pelo empreendimento com meliponas!!!

    ResponderExcluir

Comentário aqui: