quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cursos sobre Abelhas Sem Ferrão no Paraná

(REPASSANDO PARA CONHECIMENTO GERAL)

Amigos e Amigas,

A Meliponicultura ou simplesmente a Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão, dia a dia vem despertando o interesse ou a curiosidade de um número cada vez maior de pessoas, sejam elas agricultores, sitiantes, técnicos, professores, estudantes e profissionais das mais variadas áreas, e é importante que assim esteja acontecendo.

Responsáveis pela polinização de até 90 % das espécies vegetais nativas, as abelhas sem ferrão (também denominadas “indígenas” ou “nativas”) estão seriamente ameaçadas de extinção, devido a práticas como o desmatamento, uso intensivo do solo, o monocultivo, uso indiscriminado de agrotóxicos e outros produtos químicos, sementes geneticamente modificadas ou a combinação destas, que por sua vez provocam alterações climáticas, poluição ambiental, a diminuição da biodiversidade, escassez de flores e a consequente redução de alimento apícola.

As consequências da diminuição, ou pior, da extinção das abelhas, podem ser catastróficas segundo citação atribuída ao físico alemão Albert Einstein:

"SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, A HUMANIDADE TERÁ APENAS MAIS QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA".

Além do aspecto ambiental, a Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão, quando desenvolvida com critérios e responsabilidade, pode revelar-se uma interessante opção de renda para as propriedades rurais e até para algumas urbanas e representar um atrativo a mais nas propriedades integrantes de circuítos de turismo rural.

O Centro de Agroecologia-CPRA, com o intuito de proporcionar oportunidades às pessoas interessadas em adquirir ou aprimorar conhecimentos sobre o tema, ou mesmo propiciar a troca de experiências, estará promovendo cursos sobre Meliponicultura ou Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão em três períodos;

17, 18, 21 e 22/ março/2011;

28, 29/abril, 04 e 05/maio/2011;

23, 24/maio, 15 e 16/junho/2011.

Os cursos serão na sede do Centro de Agroecologia-CPRA, à Estrada da Graciosa, 6960-Pinhais-PR (antigo polo de pesquisas do IAPAR, ao lado do antigo parque de exposições Castelo Branco, atual Parque de Ciências Newton Freire Maia).

As inscrições para o curso devem ser feitas através do e-mail valcirwilhelm@cpra.pr.gov.br ou via fax nº (41) 3544 8111.

As vagas são limitadas e não há taxa de inscrição, cabendo aos participantes a despesa com alimentação. Havendo interesse ou necessidade de pernoite, sugerimos o Centro de Treinamento da UFPR, distante 800 m do CPRA. Neste caso, as reservas devem ser feitas diretamente com a administração do centro de treinamento, pelo fone (41) 3551 1685.

Vamos fazer a nossa parte.

As gerações futuras irão agradecer.

Centro de Agroecologia-CPRA
41-3544-8100

2 comentários:

  1. Amigo
    Gostaria de saber como preparo ração para ASF Jataí.

    Aguardo pelo breve retorno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kalhil,
    mesmo sendo muito longe da sua terra, esta fazendo a divulgaçao, muito obrigado.
    abraço.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: