terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Abelha ordenhadora???


Ontem recebi a foto de um colega Meliponicultor de São Paulo-SP, tratá-se do José Roberto que nos mandou uma imagem muito interessante onde nos mostra uma abelha num muda de Astrapéia

Parece ser uma trigona ou scaptotrigona sp, eu acho que se trata de uma abelha Irapuá (trigona spinipes), que aparentemente está ordenando esses insetos.

Não sei que inseto é esse, talvez alguma espécie de pulgão. Pela foto não dá pra ter certeza se ela está coletando dos insetos ou do broto da planta. de toda forma é uma bela foto que merece ser publicada. Então, segue para conhecimento geral.

2 comentários:

  1. Muito boa a foto!
    Sabe-se que as abelhas coletam as excreções açucaradas de insetos sugadores de seiva, como você disse pulgões e também cochonilhas, em inglês chama-se "honeydew" essa secreção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Kalhil,
    Esses insetos são cigarrinhas (Aetalion reticulatum ), que passam a vida sugando os sucos das plantas. A seiva das plantas é muitas vezes deficiente em aminoácidos e as cigarrinhas precisam extrair uma grande quantidade de seiva para conseguir todo o aminoácido necessário. A seiva em excesso é então excretada em forma de gotas doces, que é atraente para muitos insetos, como formigas e abelhas.
    Algumas cigarrinhas podem ser estimuladas por abelhas sem ferrão para liberar essas gotas adocicadas que as abelhas utilizam para se alimentar. Nesse grupo de abelhas estão as Irapuás e as Guaxupés. Na foto do José Roberto, também me parece ser uma Irapuá.

    Um abraço,
    José Halley Winckler

    ResponderExcluir

Comentário aqui: