quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alimentador Interno, by André Soares

Todos nós sabemos da importância em alimentar as nossas abelhas durante os períodos de baixa floração, principalmente durante o inverno no sul do Brasil e na seca (estiagem) na região Nordeste do país.

Alimentar as abelhas durante esses períodos ajuda a colônia no seu desenvolvimento, mantendo na rainha um estímulo para uma boa taxa de postura. Assim as abelhas chegam nos períodos de fartura (floração) fortes, prontas para uma ótima produção.

Dessa maneira, dentre as diversas formas e tipos de alimentadores existentes para as abelhas sem ferrão, o fornecimento do xarope através de alimentadores internos se mostra uma medida muito eficiente, principalmente para meliponicultores que possuem poucas caixas.

O nosso colega e meliponicultor, André Soares, de Maceió-Alagoas, desenvolveu um simples e eficiente alimentador para ser usado internamente. O bebedouro é simples, usado interno e é colocado sobre a tampa da caixa. Para acondicioná-lo basta fazer um orifício de 4 cm de diametro no centro da tampa para ventilação, geralmente fechado com espuma. Retira-se a espuma e coloco o bebedouro.


Para fazê-lo, foi usado um cap de 60, um redutor de 60 para 25, um pequeno pedaço de cano de 25 e um copinho de café cortado e colado ao final do cano com cola quente de pistola.

Em seguida, o mesmo Colocou também uma espuma do lado externo para aumentar o isolamento do orifício e impedir a entrada de concorrentes por qualquer brecha que exista entre o bebedouro e o orifício da tampa.


Não há um pingo de derramamento e cabe 200 ml de alimento no espaço formado pelo cap e pelo redutor, quantidade excelente até para abelhas grandes. Para se usar é muito fácil e simples, para colocar o alimento retiro o cano, despejo o líquido dentro, reencaixo o cano e vire. O líquido escorre para o copinho cortado de café pelo corte lateral que se faz no final do cano. Simples, parece um bebedouro de passarinho incrementado!

Ótima idéia que pode ser usado para qualquer tipo de caixa.

att,

Mossoró-RN, 23 de junho de 2010.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Amigo como eu faço um alimentador para abelha jataí, estou fazendo varias tentaticas, mas sem sucesso, elas acabam se afogando no alimento.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: