terça-feira, 16 de março de 2010

A Uruçu Verdadeira (melipona scutellaris)

Entre todas as abelhas sem ferrão uma se destaca não só pela beleza, mas principalmente pela capacidade de produção de mel e formação de novas colônias, são as Uruçus Verdadeira (melipona scutellaris).

(clique nas fotos para ampliar)

Está espécie sempre foi uma das minhas grandes paixões pois são simplesmente excepcionais, falar em Uruçu Verdadeira é falar num dos méis mais deliciosos do Brasil. Muito procurado na região nordeste, principalmente nos Estado de Pernambuco e Bahia onde a criação dessa espécie se dá com grande destaque. Já vi esse mel ser ofertado por R$ 150 o kilo. Não é pra qualquer um.


E se assunto é Uruçu Verdadeira não posso deixar de falar dos amigos e grandes criadores dessa espécie, Francisco das Chagas e Selma, essas duas pessoas ímpares são referência na meliponicultura no Brasil e no Mundo.


Falar em Uruçu e não falar de Chagas e Selma é como falar do vaticano e não falar do Papa. Esse casal é um dos grandes símbolos de amor e dedicação a meliponicultura no Brasil, referência na área pois são considerados no ramo como os maiores criadores dessa espécie na região Nordeste.


Por esses dias recebi diretamente das mãos do amigo Chagas (Meliponário São Saruê) 4 colônias matrizes de valor inestimável, são colônias que, de forma segura, não são ofertadas nessa qualidade para venda por nenhum meliponicultor no Brasil. Todas as fotos dessa postagem são das colônias que recebi e que servirão de matrizes para a mais nova aquisição do Meliponário do Sertão.


Chagas e Selma atualmente estão desenvolvendo um importante trabalho de recuperação e preservação de uma espécie raríssima, a Uruçu de Chão (melipona quiquefaciata), atualmente só sendo encontrada com muita dificuldade na Serra do Araripe.


Nessa sexta-feira voltarei a visitá-lo em sua casa de praia em Tibau-RN e retomaremos nossa conversar a respeito de muitos assuntos relacionados a meliponicultura, em breve postarei outras fotos e informações sobre as Uruçus verdadeiras, prometo falar muito mais a respeito dessas abelhas que nos encantam.

Mas já para adiantar um pouco mais para aqueles que são curiosos e não sabem quem são Chagas e Selma, basta vê o vídeo abaixo indicado, lição de vida, uma história de amor as abelhas e a Natureza:


att,

Mossoró-RN, 16 de março de 2010.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

5 comentários:

  1. Amigo toda abelha amarela e uruçu por que tem um criador que me ofereceu abelhas amarelas o cara e lá de Jardim do Seridó.
    Eugenio

    ResponderExcluir
  2. Olá Eugênio,

    Se eu não me engano você deve ter falado com o Ezequiel Macedo lá de Jardim Seridó, com relação as uruçus, nem toda amarela é uruçu, depende do que vcs tenham conversado, a moça branca muita gente chama de amarela, mas tem sim as uruçus amarelas (melipona rufiventris).

    att,

    Kalhil
    Meliponário do Sertão

    ResponderExcluir
  3. Kalhil
    É ele mesmo é grnade criador de jandaira e me ofereceu a abelha amarela vou saber se e uruçu. Se sabe que crio só por gostar e só são duas familias mas a seca aqui tá forte tive um susto danado hojé quando fui ver as minhas jandairas a mais nova tava boa mas a velha não tinha quase mel poucos potes e sem cria e a capa que parece papelão como se tivesse mofo uma cor meio branca me lembre do livro do padre Humberto onde ele diz que a jandaira só tem filho de acordo com a quantidade de alimento que tem em casa para alimentar os filhos.Kalhil adoro o blogger aprendo muito sobre meliponicultura com você e tento ensinar ao meu filho um pouco de tudo que aprendo acho muito importante seu trabalho de divulgador e professor da arte.
    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, realmente esta é uma bela abelha, talvez a mais bela das melíponas, e traz uma semelhança com as apis. Não seise devido à cor delas, ou o tamanho, mas o mel extraído dessas abelhas é cantado em verso e prosa. Essa espécie, se não me engano, é encontrada , ou o seu habitat natural é a Zona da Mata, como é chamada a faixa de mata atlântica que vai do seu estado até a Bahia. Mas tomei contato com essas abelhas no Maciço de Baturité, região serrana localizada no centro do meio estado, uma "ilha" de mata atlântica cercada pela caatinga do sertão, levando a crer que no passado toda a região nordeste era uma floresta única. Abs, Fco. Mello

    ResponderExcluir
  5. ei amigo como sou de Portugal eu nunca tinha visto estes potes de mel eles me fazem lembrar ovos de chocolate mas não e apenas cera quem me poderá ter algum dinheiro e comprar esse delicioso mel

    ResponderExcluir

Comentário aqui: