quarta-feira, 13 de junho de 2018

As Caixas "Abandonadas"!


Como disse na postagem anterior fui ao encontro de algumas poucas caixas de Jandaíra que tempos atrás tinha deixado esquecidas em meio a mata do sítio. Pois bem, é sabido por todos a especial adaptação que as Jandaíras (melipona subnitida) possuem de se adaptarem as peculiaridades da caatinga, terra naturalmente quente e seca.


Depois de quase 5 anos esperava encontrar as colônias em estado bastante deplorável, afinal de contas todo esse tempo sem nenhum manejo certamente teria comprometido sua qualidade. Dai vou me aproximando lentamente da entrada das caixas e fico a observar o entre e sai de abelhas.


Não demora muito e percebo que o volume é significativo. Atrevo-me a bater em uma das caixas de modo a sentir a resposta à agressão. Nesse momento sou atacado por algumas centenas de abelhas que rapidamente procuram meus cabelos e mucosas no instinto natural de defesa.


Sem sombra de dúvida concluo que as colônias estão ativas e pelo peso das caixas já possuem uma boa reserva de mel. Ao final do dia retorno ao local e levo comigo de volta a Mossoró os enxames para melhor analisá-los em casa.


Hoje resolvi abrir para verificar in loco como estão. Bem, as fotos falam por si, com exceção de uma caixa que merece uma troca de rainha, as demais possuem boas reservas de mel e crias em abundância. das 04 (quatro) colônias que trouxe, 02 (duas) poderiam ser divididas. Mas não farei isso no momento.

Por hora vou substituir as caixas por novas e trocar a rainha velha por uma nova. Quero apenas providenciar uma morada mais dignas as minhas amigas e uma nova rainha, de modo a proporcioná-las uma melhor estadia na área urbana.

att,


Mossoró - RN, em 13 de junho de 2018.

Kalhil Pereira França
 Meliponário do Sertão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: