quarta-feira, 12 de março de 2014

Pinturas de Caixa Racional

A pedido do amigo meliponicultor Kleinberg Frota, vou registrar algumas considerações sobre pinturas de caixa racional para abelhas sem ferrão. 

Antes de mais nada, informo que estou à disposição para postar sobre qualquer assunto ligado as abelhas sem ferrão, quem tiver interesse em algum assunto específico, basta nos encaminhar e-mail sobre o tema e teremos a satisfação em abordar.

Basicamente, podemos pintar as caixas com tinta acrílica ou com verniz. Há ainda quem pinte com uma mistura de álcool e geoprópolis, dá um certo trabalho mas fica bem legal.


Eu tenho nesses anos utilizado principalmente a tinta acrílica, pela possibilidade de colorir as caixas, geralmente aplico duas mãos de tinta, tomando sempre o cuidado para não deixar pingar tinta dentro, pois o cheiro é muito forte. 
 
É recomendável deixar pelo menos uma semana as caixas secando para reduzir todo o cheiro da tinta, assim não teremos problemas com rejeição pelas abelhas. A pintura das caixas alonga a vida das caixas pois proporciona maior proteção contra sol e chuva, além de reduzir a absorção de umidade na madeira.

Informo apenas que recomenda-se não pintar as caixas para produção de mel orgânico, pois essa é uma exigência das normas para obtenção desse tipo de registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: